quinta-feira, 11 de março de 2010

Mini sueco: SAAB poderá ter um modelo compacto em sua linha...






Depois de quase fechar as suas portas no início deste ano, a SAAB, ex braço sueco da General Motors e atual propriedade da holandesa Spiker, tenta reestruturar-se, bem como seguir com alguns planos que iriam ser deixados para trás com o anúncio de que a marca seria descontinuada.

Entre os novos modelos a serem desenvolvidos pela SAAB, está um modelo compacto, baseado no conceito 9-1 apresentado em 2008 no Salão de Genebra,  e um esportivo baseado no conceito Aero X, que vem a complementar a oferta de produtos da marca que tem na nova família 9-5, um novo recomeço de sua linha de produtos.

A notícia foi dada pelo próprio Victor Muller, atual proprietário da marca sueca, em entrevista ao semanário inglês Auto Express. O mini da SAAB será o substituto espiritual da linha 9-2X,  modelo premium da SAAB feito em parceria com a Subaru, porém a futura linha compacta da marca será calcada em um hatchback e não em um mini sedan, como se vê na projeção do próprio semanário, tomando como base as informações passadas por Muller.

Já o superesportivo da marca sueca, poderá ter o know-how da Spiker, que já fabrica os esportivíssimos C8 Aileron e C8 Laviolette, inclusive compartilhando o mesmo chassi dos modelos holandeses. Os modelos deverão ser produzidos na nova fábrica da Spiker em Conventry, no Reino Unido, mas por ora a marca se esforça para apresentar além na nova família 9-5, o SUV compacto 9-4X, que também estava em desenvolvimento pouco antes do anúncio da possível falência.





SAAB mini: compacto da marca sueca poderá ser produzido, junto com o superesportivo, pelas projeções feitas acima, o modelo lembra um Mini Cooper, mas com características próprias da SAAB.

Um comentário:

Tohmé disse...

Gostei muito. Tem personalidade.