Muitos países do mundo se vanglorizam por ter linha de montagens super modernas ou por produzirem milhões de automóveis por dia, não que este fato seja ruim, mas a maioria desses fabricantes vizam apenas a quantidade dos carros que saem de suas linhas de monatgem, que com todo o processo pelo qual o carro é na verdade montado.
Já no Reino Unido, há espaço para as grandes montadoras, mas também há um seleto nicho dos típicos esportivos ingleses feitos quase que artesanalmente. É o caso de fabricantes como a Caterham, Marcos ou a Morgan, dentre outros, que não produzem o automóvel apenas como um produto lucrativo, mas também como um objeto de satisfação e até mesmo adoração de quem o compra.
E uma dessa fabricantes desses exclusivos esportivos acaba de ser comprada por outra fábrica inglesa especializada em automobilismo. A pouco conhecida Ginetta, que tem negócios nesse ramo desde 1958, acaba de comprar a Farbio, empresa montada em 2005 para fabricar esportivos exclusivos, o seu item mais famoso é o GTS, modelo esportivo feito em fibra de carbono, e suas variantes GTS 350 e GTS400.
Na verdade, desde 2005, a Ginetta começou a ficar mais conhecida, pois na época fora adquirida pelo empresário Lawrence Tomlinson, que contornou a crise que a empresa passava, e a tornou um nome conhecido nos circuitos de Motorsports, mas faltava ter um carro próprio para expandir os seus negócios, e agora este feito fora alcançado.
O Farbio GTS se chamará F400, e estará a venda em vários países no futuro. O acordo também beneficiou a Ginetta, que agora poderá utilizar amplamente todo o know-how da Farbio na fabricação de modelos em fibra de carbono, como a marca adquirida já fazia em sua fábrica baseada em Bath no Reino Unido.
O modelo possui um motor V6 aspirado de 3.0 litros e 24 válvulas, que gera 260 cavalos de potência e alcança performances como ir de 0 a 100 Km, em apenas 4,8 segundos e velocidade máxima de 260 Km/h. em sua versão de entrada, já nas variantes GTS 300, esses números chegam a 370 cavalos de potência; 4 segundos na aceleração de 0 a 100 km e 273 Km/h de velocidade máxima; e 410 cavalos de potência; 3,7 segundos na aceleração de 0 a 100 e 297 km/h na versão GTS 400.
A Ginetta tentará com isso fortalecer a sua imagem, e se firmar como um sinônimo entre as empresas que fabricam esportivos artesanais. A empresa estima produzir cerca de 50 F400 por ano, tendo como público alvo os países do Oriente Médio, terra dos sheiks endinheirados que adoram carrões esportivos, sobretudo personalizados, e isso ambas as empresas já traziam como item de série.
F400: com a compra da Farbio pela Ginetta, o modelo GTS (da primeira), muda de nome para conquistar novos mercados...
... a nova marca pretende fabricar 50 unidades do modelo por ano e tem como público alvo os países do Oriente Médio.
Um comentário:
Será que é muito difícil se acostumar com o volante do lado direito?
Bela máquina!!!
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