quarta-feira, 17 de março de 2010

Plástica no nome: com a compra da Farbio pela Ginetta, o esportivo GTS se chamará F400...






Muitos países do mundo se vanglorizam por ter linha de montagens super modernas ou por produzirem milhões de automóveis por dia, não que este fato seja ruim, mas a maioria desses fabricantes vizam apenas a quantidade dos carros que saem de suas linhas de monatgem, que com todo o processo pelo qual o carro é na verdade montado.

Já no Reino Unido, há espaço para as grandes montadoras, mas também há um seleto nicho dos típicos esportivos ingleses feitos quase que artesanalmente. É o caso de fabricantes como a Caterham, Marcos ou a Morgan, dentre outros, que não produzem o automóvel apenas como um produto lucrativo, mas também como um objeto de satisfação e até mesmo adoração de quem o compra.

E uma dessa fabricantes desses exclusivos esportivos acaba de ser comprada por outra fábrica inglesa especializada em automobilismo. A pouco conhecida  Ginetta, que tem negócios nesse ramo desde 1958, acaba de comprar a Farbio, empresa montada em 2005 para fabricar esportivos exclusivos, o seu item mais famoso é o GTS, modelo esportivo feito em fibra de carbono, e suas variantes GTS 350 e GTS400.

Na verdade, desde 2005, a Ginetta começou a  ficar mais conhecida, pois na época fora adquirida pelo empresário Lawrence Tomlinson, que contornou a crise que a empresa passava, e a tornou um nome conhecido nos circuitos de Motorsports, mas faltava ter um carro próprio para expandir os seus negócios, e agora este feito fora alcançado.

O Farbio GTS se chamará F400, e estará a venda em vários países no futuro. O acordo também beneficiou a Ginetta, que agora poderá utilizar amplamente todo o know-how da Farbio na fabricação de modelos em fibra de carbono, como a marca adquirida já fazia em sua fábrica baseada em Bath no Reino Unido.

O modelo possui um motor V6 aspirado de 3.0 litros e  24 válvulas, que gera 260 cavalos de potência e alcança performances como ir de 0 a 100 Km, em apenas 4,8 segundos e velocidade máxima de 260 Km/h. em sua versão de entrada, já nas variantes GTS 300, esses números chegam a  370 cavalos de potência;  4 segundos na aceleração de 0 a 100 km e 273 Km/h de velocidade máxima; e 410 cavalos de potência; 3,7 segundos na aceleração de 0 a 100 e 297 km/h na versão GTS 400.

A Ginetta tentará com isso fortalecer a sua imagem, e se firmar como um sinônimo entre as empresas que fabricam esportivos artesanais. A empresa estima produzir cerca de 50 F400 por ano, tendo como público alvo os países do Oriente Médio, terra dos sheiks endinheirados que adoram carrões esportivos, sobretudo personalizados, e isso ambas as empresas já traziam como item de série.







F400: com a compra da Farbio pela Ginetta, o modelo GTS (da primeira), muda de nome para conquistar novos mercados...












... a nova marca pretende fabricar 50 unidades do modelo por ano e tem como público alvo os países do Oriente Médio.
 
 
 
 

Um comentário:

Blog do Rubinho disse...

Será que é muito difícil se acostumar com o volante do lado direito?
Bela máquina!!!