quinta-feira, 18 de março de 2010

Das pistas para as ruas: McLaren revela detalhes de produção da MP4-12C, modelo de rua da marca inglesa, que trará muitas tecnologias dos bólidos das pistas de F1...






E os carrões europeus que serão lançados neste ano começam a revelar suas versões definitivas, aquelas que em breve estarão, ou já estão, na linha de produção, tudo para garantir seus ‘desfiles’ nos lugares mais agitados do verão 2010 europeu.

E mais uma dessas feras das ruas e estradas acaba de ser revelada. A McLaren revelou a versão de produção de seu mais novo carro de rua, o MP4-12 C, modelo que havia sido revelado no segundo semestre de 2009.

O novo esportivo da marca inglesa trará a tecnologia utilizada nos bólidos de F1 da McLaren para dentro do projeto, o que o tornará bastante distinto dos atuais modelos esportivos em produção. A começar por suas estrutura, que, ao contrário dos esportivos modernos feitos em fibra de carbono, o MP4-12C utiliza fibra monocelulares de carbono, material utilizado em alguns carros de F1.

A suspensão é chamada Proactive Chassis Control, baseado em triângulos duplos e molas helicoidais que junto aos amortecedores ligados hidraulicamente, corrigem em milésimos de segundos as imperfeições da pista, tornando a cabine confortável, como as dos sedans de alto luxo atuais.

O sistema de freios também veio das pistas, é basedao no Brake Steer utilizado pela McLaren na temporada da F1 em 1997. Este sistema, tem os freios dentro das rodas traseiras. Ele calcula o ângulo da direção para determinar o curso do veículo nas altas velocidades quando se vira uma curva, por exemplo, aumentando a taxa da guinada e retomando o curso do veículo desejado pelo motorista.

A nova McLaren de rua é dotada de um cambio Seamless Shift Gearbox (SSG) de sete velocidades e dupla embreagem, que manda a força do motor V8 de 3.8 litros twin-turbo de 600 cavalos de potência, as rodas traseiras. A caixa de marchas terá três níveis de desempenho, e será acionada através das ‘borboletas’ localizadas atrás do volante, e como nos carros de F1, elas giram com ele, facilitando as trocas.

Dentro da cabine, vários equipamentos já encontrados nos carrões de luxo, ou em supereportivos à venda pelo mundo, como comando de voz, sistema de navegação e conectividade Wi-Fi. O McLaren MP4-12C entrará em produção no final deste ano, para que as suas vendas comecem em meados de 2011. O carro tentará seguir o sucesso do McLaren F1 GTR, o último modelo das ruas da marca inglesa, que saiu de produção em 1998, e que detinha o recorde de modelo mais veloz produzido em série até 2005, porém o seu 'ucessor' não brigará com os esportivos mais velozes do planeta, mas sim trará para as ruas toda a tecnologia e desempenhos do McLaren da fórmula 1. 






McLaren MP4-12C : o novo esportivo  da marca inglesa tem versão de produção definida...









... as linhas do modelo em nada lembra o F1 GTR, último dos McLaren de rua, mas a tecnologia de seu projeto é baseada no que a McLaren utiliza nas corridas de F1...






... o interior trará muitas das tecnologias utilizadas nos sedan de alto luxo.

 
 
 
 
 

3 comentários:

Leandro Castro disse...

É uma guerra declarada Allysson. Ron Dennis esta levando a sua marca para a briga no ramo da Ferrari e Mercedes. Esse carro é um dos motivos que levaram a Mercedes a acabar com o acordo que eles tinham com a equipe inglesa. Para continuar com a visibilidade que a F1 oferece, eles acabaram comprando a Brawn GP.

A intenção de Ron Dennis é usar a F1 da mesma forma que a Ferrari e a Mercedes usam. E concorrer com eles, já que a Mercedes vem há algum tempo construindo super máquinas.

Existe também um detalhe nesta notícia que ainda não foi contado, mas já é de conhecimento no meio. A McLaren esta desenvolvendo um motor, com base neste que será usado no automóivel de passeio, para seus bólidos na F1 à partir de 2012.

Abraços

Pipe disse...

Sensacional esse carro, vai fazer frente a qualquer outro super esportivo. Visual lindo e muita tecnologia. Show.

Ron Groo disse...

É um belo carro mesmo, mas dizem que foi o pivô da separação entre a montadora e a equipe de f1.
A Mercedes não queria um carro de rua da Mclata, reserva de mercado, suponho.