quinta-feira, 18 de março de 2010

Midget moderno: Grupo Chinês quer reviver os esportivos MG, ressuscitando os clássicos TC Midget dos anos 1940...








Se o automóvel nasceu na Alemanha, os modelos esportivos nasceram no Reino Unido. A terra da rainha trouxe algumas jóias para a indústria automobilística, como os memoráveis Jaguar XK120 e MG TC Midget, dois dos modelos do pós guerra que conquistaram os soldados americanos que estavam na Europa e, na hora de irem para casa, levassem um pedaço curto e rápido da Europa, além de terem servido como inspiraram à indústria americana na criação de clássicos como o Chevrolet Corvette e o Ford Thunderbird nos anos 1950.

E um dos antigos fabricantes ingleses, voltará a cena com três modelos distintos, dentre eles um pequeno, porém nervoso esportivo. A MG, divisão esportiva do Grupo Rover, que em meados dessa década foi vendida pela BMW  e disputasíssima pela SAIC e pela Nanjing Auto grupos do setor auromobilístico na China, será retomada pelo grupo chinês à sua antiga vocação, a da construção dos fabulosos modelos da série “T”.

O último MG legítimo é o TF, versão mais modernizada do MGF, modelo apresentado em 1995 durante o Salão de Genebra daquele ano. O carro fará parte do “Projeto X120”, do qual farão parte um conversível e um coupé esportivo, relembrando os velhos Midget dos anos 1940.

Os modelos tiveram seus sketchs revelados nesta semana, e farão parte da estratégia da Nanjing Auto, grupo que venceu a luta pelos direitos da MG, expandir os seus negócios pelo mundo, sobretudo nos Estados Unidos, e para isso a dupla de esportivos terá a terra do Tio San como público alvo. Especula-se que os modelos utilizem em seus motores de quatro cilindros a tecnologia KERS, que será utilizada pelos futuros modelos esportivos, e que atualmente equipa alguns bólidos da F1.

Os novos modelos virão para vingar o MG-X Power, projeto revelado em 2002 no Salão De Frankfurt, e que foi abandonado pela marca quando fora assumida pelo grupo chinês em 2005, porém agora retorna aos planos da marca para conquistar novos mercados, e em se tratando da venda de carros esportivos, a emoção de ter um renomado símbolo com alma renovada, sempre é bem vinda.




MG "Projeto X120": grupo chinês Nanjing Auto quer reviver a clássica linha dos famosos esportivos ingleses da década de 1940...




... os próximos Midget, serão basedaos no MG-X Power , apresentado em 2002 e descontinuado em 2005.




2 comentários:

Pipe disse...

Bonito o carrinho, me amarro nesses conversíveis. De traseira me lembrou o Solstice.
Abraço.

Ron Groo disse...

Tem cara de carro de desenho japonês... Mangá.