domingo, 31 de janeiro de 2010

Soul, o que eu queria ser: marcas investem nos crossovers compactos para repetirem o sucesso do modelo da Kia...





Não dá pra notar o quanto a Kia Motors tem melhorado o seu modo de produzir veículos. A marca sul coreana que chegou ao país no início dos anos 1990, e que se tornou notória pela van Besta e o mini caminhão Ceres e o sedan Sephia, parece que realmente aprendeu a fabricar automóveis com muita qualidade e belo design.

 Talvez a nova direção da marca, pertencente ao Grupo Hyundai, tenha emplementado novas diretrizes para que os seus novos e futuros modelos que primam por esta qualidade e inovação, tanto que um de seus modelos mais famosos é o Kia Soul, moderno crossover que tá dando o que falar e vencendo premiações da imprensa especializada pelo globo.

O sucesso do crossover compacto Soul da Kia Motors, aqui no Brasil chamado de ‘carro design’, está repercutindo também no resto do mundo, tanto que marcas famosas do oriente estão lançando modelos similares ao Soul. Mas os crossovers quadradinhos já estão no mercado desde o início dos anos 2000, e neste post tentaremos mostrar alguns deles.


Honda Element



O Honda Element foi um dos pioneiros, junto com o Scion Xb e o Toyota Bb inauguram esta nova categoria na indústria automobilística. O modelo da Honda foi lançado em 2003, porém se baseia no conceito X, que a Honda mostrou em 2001.

O modelo se destacou pelo seu espaço interno e pela versatilidade de sua construção, um dos exemplos são as portas traseiras escamoteáveis.

O Element foi desenvolvido para se tornar um veículo de uso misto, um dos anseios de seus criadores que desejavam um carro que conseguisse ir a encontros formais, mas que também pudesse ir a praia, regiões montanhosas e a campings com a mesma mobilidade de espaço de uma van, mas com características e altura de um SUV.

Atualmente sob o Capô, o Elemnet carrega um motor I-VETC de quatro cilindros em linha e 2.4 litros em linha de alumínio, que desenvolve uma potência de 166 cavalos e é oferecido nas versões LX e EX e cambio automático de cinco marchas.


















Honda Element: o maior em termos de espaço é também um dos modelos que inaugurou o segmento dos crossovers voltados ao público jovem...


Toyota bB




O modelo da gigante nipônica é fabricado pela Daihatsu, e junto ao Element abriu as portas para o novo nicho de mercado. A primeira geração do modelo teve início em 2000 e durou até 2005, dentre as versões do modelo havia o bB na versão ‘normal’ e o BB open Deck, que imitava um coupé. No início, modelo usava a plataforma com o Toyota Vitz.

Em 2005 o modelo foi renovado, ganhando um design mais atual e chamado no Japão de Corolla Rumion, e desde o início oferecia versões com motores 1.3 e 1.5 litros com trações 2WD e 4WD, com potências entre 92 e 109 cavalos de potência. Curiosidade sobre o XB sempre foi fabricado pela Toyota e pela Daihatsu, e em 2008 serviu de base para o Subaru Dex.












Toyota bB: um dos percussores da 'onda quadradinha' ainda tem poder de fogo para competir com os novos modelos desse nicho...



Scion xB




O representante da divisão jovem e mais em conta da Toyota, compartilha a carroceria e outros itens com o bB, porém só foi lançado em 2004. A marca só está disponível para os Estados Unidos e para isso o xB foi feito para atrair o público jovem, o que tem lhe rendido boas vendas. O Scion é dotado de um motor VVT-I de quatro cilindros e 2.4 litros, que desenvolve uma potência de 158 cavalos, e vem com um cambio de quatro velocidades manual ou um de cinco velocidades automático como opicional.










Scion xB: versão americana do Toyota bB, o xB tem como alvo o público jovem que procuram um carro misto e moderno para a curtição nos fins de semana...


Nissan Cube




Começou como um modelo MPV no final dos anos 1990, e na segunda geração em 2002 ganhou aspectos de crossover e aspectos da carroceria que o acompanha até hoje. Em 2008 foi apresentada uma versão elétrica do modelo, durante o Salão de Nova Iorque daquele ano. Foi também no final de 2008 que a terceira geração do Cube foi apresentada, porém só foi disponibilizada para vendas no ano passado.

Neste ano o modelo está de malas prontas para desembarcar no mercado europeu e por isso recebeu um motor a gasolina de 1.6 litros a gasolina de 110 cavalos que apresenta baixos níveis de emissões e está em conformidades com o Euro 5. Este motor foi desenvolvido em conjunto com a Renault.

Fora da Europa, o Cube ainda oferece os motores 1.5 litros de 16 válvulas e potências entre 108 e 122 cavalos, 1.6 e 1.8 todos movidos a gasolina, e o 1.5 dCi movido a diesel. As opções de câmbios vão desde o manual de 5 velocidades ao 6 marchas com opções manuais e o novo cambio automático CVT da Nissan. A trações é 2WD de série, mas há disponibilidade da trasmissão 4WD.












Nissan Cube: o modelo mais velho do segmento está na terceira geração e pretende ampliar as vendas assim como o modelo da Kia...  




Por ora o Soul está em alta por abranger mercados que os outros ainda não conquistaram, a ousadia da Kia é um dos fatores principais do sucesso do modelo, coisa que as marcas japonesas preferem fragmentar e oferecer os seus modelos em mercados que para elas tenham boas margens de lucro, mas pelo sucesso do modelo sul coreano, não demorará muito para que os nipônicos invadam as praias do Brasil e do Mundo.




3 comentários:

Tohmé disse...

O Cube para mim sempre foi o "must".

Acho que já está em sua segunda geração.

E quero comprar um Soul...

Alysson Prado "Balo" disse...

Tohmé, ele está na terceira, que foi apresentada no final de 2008, e foi disponibilizada para vendas no ano passado.

Pipe disse...

Esses carrinhos caixotes são bem maneirinhos mesmo, tirando o Honda q tem o visual meio ultrapassado. Curti mto o visual do Soul tb, e acho q ficaria com ele da lista.