domingo, 25 de abril de 2010

Visões de Pequim: os três mais badalados concept cars do Salão de Pequim 2010...





O Salão de Pequim sem sombra de dúvidas é o assunto do momento, sobretudo os carros conceitos, que grandes fabricantes estão revelando na primeira mostra chinesa desse ano, lembrando que no próximo mês acontece o Salão de Xangai, e que tem atraído a atenção também pelos muitos lançamentos da indústria automobilística da China.


FORD START CONCEPT




A marca americana aproveitou o salão na capital chinesa para revelar um conceito de um compacto, moderno, porém com alguns traços que lembram modelos do passado como a janela lateral arqueada, que se assemelha as da primeira geração do Ford Ka, e que se tornou sucesso nas linhas da Ford Europa no final dos anos 1990.

E por falar em janelas, nota-se que o conceito expõe boa visibilidade interna, pois suas colunas são bem finas e seus pára-brisas arredondados. O Start parece uma versão do "Fiat 500" da Ford, porém bem mais futurista, mas vale lembrar que o desenvolvimento do modelo talvez até parta da joint-venture criada entre as duas fabricantes, já que o Ka europeu compartilha a mesma fábrica com o Fiat 500 na Polônia.

Se por fora o modelo aspira excentricidade, por dentro respira tecnologia, assentos de alumínio, e a interface Touch MyFord, com conectividade a celulares Smart Fone e que faz leituras de informações do veículo dando um diagnóstico completo.

O motor de tração dianteira, é o novíssimo três cilindros de 1.0 litros turbinado da linha EcoBoost que, mesmo sem anunciar oficialmente a potência do motor 1.4 da linha atual. Essa unidade se mostra bastante eficiente e poderá ser utilizado em futuros modelos da marca como na próxima geração do Ford Fiesta, e apresenta emissões de CO2 inferiores a 100g/Km.







Ford Start Concept: conceito de compacto da Ford, esbanja tecnologia e tem design futurista, mas com um pé em outros compactos da marca dos anos 1990.


BMW GRAN COUPÉ CONCEPT




A marca alemã escolheu o Salão de Pequim para apresentar o seu conceito de Coupé com quatro portas, e ao mesmo tempo demonstrar que está realmente interessada em entrar na briga, hoje composta por modelos como Aston Martin Rapide e Porsche Panamera.

Externamente nenhuma novidade nas linhas do conceito, que assemelha aos demais modelos desenvolvidos atualmente pela marca, como a nova Série 5. As linhas fluidas favorecem a aerodinâmica e realmente dão ares de esportividade ao Gran Coupé Concept.

Sob o capô nada definido, mas com certeza deverá receber os motores da Série 7, como o V8 TwinPower Turbo de 407 cavalos em uma das suas versões. Por se aproximar de outros modelos recentes da marca bávara, possivelmente o Gran Coupé deixará de ser um conceito e ganhar as ruas em breve, quem sabe ele não será apresentado no próximo Salão de Paris que acontece em Outubro?







BMW Gran Coupé Concept: o conceito de Super esportivo da marca bávara finalmente dá as caras em pequim, e por se assemelhar com os atuais modelos BMW em linha, poderá ganhar as ruas logo, logo.



CHEVROLET VOLT MPV5 CONCEPT




A tecnologia Voltec Plug-in será a mola mestar dos veículos da GM no futuro. O sistema que transforma combustível em energia para recarregar as baterias de Íons de lítio estará presentes em vários modelos das diversas divisões do Grupo GM.

E um desses modelos poderá ser a versão MPV do Volt, sedan da Chevrolet que terá sua plataforma compartilhada pela maioria das outras marcas que compõem a General Motors. Na verdade trata-se de um Chevrolet Orlando vestido à Volt, já que ficam visíveis traços estéticos do sedan híbrido nas linhas da MPV.

Tal qual o modelo no qual o Volt, sob o capô do MPV5 está o motor Plug-in, que funcionando apenas com as baterias que geram 16 Kw/h, conseguem autonomias entre 50 e 65 Km/carga. A parte mecânica faz uso de um motor 1.4 EcoTec, que combinado ao movido pelas baterias de íons de lítio, conseguem uma autonomia de 300 quilômetros.

O conceito sem sombra de dúvidas é a versão ‘família’ do Volt, com amplo espaço para bagagens e com ótimas acomodações para toda a família, além de mimos como bancos de couro, sistema de navegação e lazer e outros itens que garantirão uma boa viagem sem uma preocupação maior com consumo de combustível, ou altos níveis de emissões.





Chevrolet Volt MPV5 Concept: versão família do sedan plg-in, oferece maior espaço interno e para bagagens, além de uma viagem sem preocupações com níveis de emissões ou consumo de combustível. 
 
 
 
 

5 comentários:

Renato Bellote disse...

O BMW é belíssimo.
Tem cara de que vai chegar às ruas.

Alysson Prado "Balo" disse...

Também acho Bellote, tem mais cara de um protótipo de produção que um Concept.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Tohmé disse...

Gostei mesmo daquele primeiro. Que rodas lindas.
Abs (de Fortaleza)

Alysson Prado "Balo" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alysson Prado "Balo" disse...

Olha só...aproveita o vento no Litoral Tohmé.

abs(de Aracaju)rs.