sábado, 24 de abril de 2010

Desvendando segredos: o espaço que os carros camuflados vêm ganhando na mídia...





Revelar os segredos mais bem guardados da indústria automobilística nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje. A convergência dos meios de comunicações de um modo tangível para o intangível e o desenvolvimento de novas mídias virtuais, bem como as plataformas dos sites de redes sociais e outros espaços que com as bênçãos da internet possibilitam determinados grupos de pessoas ou empresas divulgarem ou debaterem sobre determinado produto a ser lançado ou apresentado ao mercado para fins de impressões ou mesmo consultas laboratoriais acerca deste.

Hoje plataformas como os Blogs, Facebook, Twitter e tantas outras criadas quase que a cada minuto tem se transformado em pontos de venda e divulgação, sobretudo por grandes empresas, que têm prestígio nos cinco continentes. E o mercado automotivo não poderia ficar de fora desta.

Os ambiente svirtuais se beneficiam pela mobilidade dos acessos a internet nos dias de hoje, que ultrapassa os Computadores Pessoais e portatéis e convergem para os consoles de vídeos games, telefones celulares, sistemas de nageação automotivos e várias outras bugigangas lançadas em larga escala anualmente mundo afora, facilitando campanhas virais de várias empresas com vídeos, fotos e toda uma gama de produção audiovisual.  

O que antes se limitava ao fotógrafo de plantão, que depois se tornou paparazzi e agora se torna o blogueiro, ou o internauta louco pelos seus cinco minutos de fama, já que as suas imagens serão logo midializadas em algum site sobre o assunto, ou então divulgado a plataforma ou rede social do qual o indivíduo faça parte, mas no fundo ele é movido pela mesma emoção de seu correspondente de década atrás: a de divulgar antes de todos ou quem sabe tornar pública a antevisão de um determinado modelo a ser lançado em breve.

Nos últimos meses aqui no Brasil a perseguição a dois modelos ganhou repercussão em várias mídias, porém desta vez transcendendo grandes editorias sobre o assunto e ganhando espaço nas matérias de capa dos principais sites de noticias do país.

Os novos Fiat Uno e Ford Fiesta estão hoje entre as matérias de destaque nos principais sites de notícia do país. Embora o primeiro surpreenda bem mais que o segundo, já que se trata de uma verdadeira transformação na carroceria, ao invés de retoques para rejuvenescê-lo.





 Novo Uno: procura por fotos do modelo virou febre na internet, tanto que a Fiat acabou de revelar as imagens oficiais, de fato uma das "reformas" mais aguardadas no setor de todos os tempos...





 ... na trilha do novo Uno, a Ford também deu novos olhares a linha Fiesta, porém face ao modelo da marca italiana parece um tanto defasado...   

Aliás esses furos de reportagem sempre foram um dos principais atrativos dos periódicos sobre o assunto. As revistas especializadas chegaram ao nosso país nos anos 1960, e desde aquela época a revelação dos “segredos” já fazia sucesso. Um dos episódios mais antológicos de perseguições a protótipos aconteceu em 1973, quando a Volkswagen fazia testes com a Brasília, o fotógrafo Cláudio Larangeira, que trabalhava na revista Quatro Rodas na época, sofreu um atentado a tiros por funcionários da montadora alemã, por fazer fotos do carro, além dos tiros teve um rolo de filmes queimado pelos funcionários da Volks, porém ele havia entregue o rolo errado e as imagens da Brasília foram impressas na revista.

Antes tudo era mais difícil, era preciso ser quase um James Bond para conseguir, basta se sitiar perto de uma grande rodovia ou nas proximidades das fábricas que muitos coelhos saem da toca. Um dos exemplos é o do nosso amigo Fernando Antônio De Gennaro, do blog De Gennaro Motors, que em 2007 tirou fotos do novo Ford Ka: “Estava na Carvalho Pinto no sábado, dia 14/07/2007, sentido Campos do Jordão – Pindamonhagaba, perto do km 98, quando olhei no retrovisor um veículo inteiro camuflado (...) Logo peguei minha máquina e dei passagem para o veículo. Assim que ele passou tirei as fotos”, disse Fernando De Gennaro ao divulgar as imagens no site Web Motors na época.




Volkswagen Brasília: em 1973 o fotógrafo Claudio Larangeira sofreu um atentado por tirar fotos do modelo em testes...




...e em 2007 Fernando De Gennaro contribuiu com as fotos do futuro Ford Ka. 

Hoje os próprios fabricantes as vezes soltam os modelos camuflados já para serem fotografados, o que aumenta ainda mais o anseio de ver o modelo sem estas, porém a estratégia é a seguinte, primeiro o protótipo aparece muito encoberto, depois reaparece ‘zebrado’, e por último com pouquíssimas camuflagens ou sem nenhuma, e logo será revelado em algum ambiente virtual antes de desembarcar nas lojas ou debutar em uma avant premiére.

O que se nota é que os novos meios de comunicação de massa e suas plataformas vêm sendo amplamente utilizado quer seja pelo marketing de uma empresa, ou mesmo pelo simples fato de um internauta divulgar detalhes dos “Top secrets” da indústria automobilística.

Porém o mais impressionante é que basta apenas estar munido de uma câmera digital e ter um computador com acesso a internet, ou mesmo um telefone celular Smart Phone para fazer a notícia acontecer, tirando imagens ou produzindo vídeos que logo estarão sendo acessados por milhares de pessoas via rede mundial de computadores, não mais sendo necessário fazermos parte de alguma equipe de redação de algum jornal, revelando que as vezes uma simples imagem vale mais do que palavras.





Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

Olá Alysson

po legal ! realmente este flagra que eu fiz do KA em 2007 deu o q falar.

valeu

Fernando Gennaro