Os minis estão dominando o mundo, pelo menos é o que parece. Nunca no cenário automotivo, carros compactos foram tão desejados quanto na atualidade. E se fizerem referências a um outro modelo do passado de determinada marca, aí vira febre!
É o que parece estar acontecendo, sobretudo, no mercado automobilístico europeu. Desde o lançamento de modelos como o New Beetle, a renovação do Mini Cooper e do Smart, a mania e valorização desses modelos, acabou ganhando status de objetos de desejo, e de atenção ao estilo e modernidade que estes vêm representando.
Os últimos a integrarem a lista são os Fiat 500 e o novíssimo Citröen DS3. Este último é alvo de muitas especulações, tanto pelo seu design bastante atraente, quanto a retomada da marca francesa a linha DS, sucesso e sinônimo de elegância e requinte nos anos 1950.
As últimas são quanto a uma versão do DS3 mais esportiva e voltada para os ralis pelo mundo afora. A vocação desses carrinhos nessas provas vem de muito tempo atrás, e um dos precursores dessa estirpe nestas provas é o Mini Cooper. O inglesinho idealizado por Sir. Alec Issigonis e lançado em 1959, que correu em muitos ralis na Europa nas décadas posteriores ao seu lançamento, e chega a ser um dos símbolos europeus nessas competições, tanto que no modelo atual, a BMW tem investido em versões mais esportiva como a John Cooper Works, que possui um motor 1.6 16 V com turbocompressor, que desenvolve 211 cavalos de potência, e tem entre os seus itens o Controle Dinâmico de Tração.
E para não ficar de fora dessa a Citroën também dará ao seu novo DS3 uma versão voltada ao desporto. O DS3 “R” seria dotado de um motor 1.6 turbinado, que desenvolveria 200 cavalos de potência acoplado a um cambio de seis velocidades, o que renderia ao modelo consguir prodígios como ir de 0 a 100 km em 6,8 segundos, além de chassi e suspensões voltadas para competições. O modelo entraria nas provas do WRC a partir do ano que vem.
Um modelo vestido à esporte acaba de aparecer na C-42, famoso show-room da marca na avenida Champ´s Elysées, em Paris. O modelo apresentado tem as cores laranja e preto (e não azul e branco como haviam vazado projeções do modelo), com alguns detalhes cromados, além de alargamentos nas caixas de rodas e altura de aproximadamente 15mm em relação ao solo, sugerindo se tratar da versão à altura do Mini John Cooper Works. Se for verdade ou não, é um mistério, mas possivelmente esse mesmo modelo estará presente no Salão de Genebra, mas o preço já anda sendo especulado, e deve bater a casa dos 26.000 euros, algo bem próximo do arqui-rival inglês.
Citroën DS3 'Racing': suposto modelo voltado às competições está sendo exposto no C-42, show-room da marca francesa localizado na champs Elysées.
3 comentários:
Esse ficou legal.
Verdadee ou mentira eu não sei. Mas ficou maravilhoso.
Balo, dá uma olhada nesse link antigo lá do blog:
http://minisnomundo.blogspot.com/2009/02/chegou.html
Animal cara, o carrinho ficou demais,
Postar um comentário