quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Híbrido das pistas: Porsche revela detalhes e imagens do 911 GT3 R Hybrid, modelo híbrido desenvolvido para as pistas...







A Porsche é uma das marcas que mais investem em tecnologia e ousadia na ‘alta roda’ dos superesportivos. Mesmo não possuindo uma escuderia de F1, por exemplo, a marca de Stuttgart possui grande know-how nas construções de carrões para as pistas.

E a última investida da Porsche neste segmento será uma versão híbrida do 911 para as provas da modalidade GT3. A versão por ora é conhecida como Porsche 911 GT3 R Hybrid. Porém ao contrário dos modelos híbridos tradicionais, a Porsche utilizará tecnologia similar a Kinect Energy Recovery System (KERS), na qual será utilizada um volante eletro-mecânico é utilizado para armazenar energia cinética criada ela frenagem.

O 'rotor' gira em velocidades de até 40.000 rpm e utiliza o local do banco do passageiro da frente para liberar a energia cinética armazenada transformando-a em eletricidade. O modelo utiliza dois motores elétricos com potência de 80 cavalos localizados na dianteira, e que traciona as rodas desse eixo, já as traseiras são tracionadas através de um motor movido a gasolina localizado neste eixo.

O motor a gasolina é um seis cilindros de 4.0 litros, que combinado aos outros dois elétricos darão ao 911 GT3 R Hybrid, para dar a partida no motor dianteiro, basta apertar um botão, para tanto será necessário 8 segundos para que a explosão da propulsão do motor elétrico dê início, este é o tempo para que a velocidade do carro seja maximizada para as manobras e até mesmo nas ultrapassagens.

No momento o Porsche 911 GT3 R Hybrid está servindo de laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias da marca alemã nas pistas, o seu moderno sistema de transmissão poderá ser utilizado nos veículos de passageiros do futuro.

O modelo será exibido no Salão de Genebra, que terá início no dia 04 de Março, e há fortes chances do modelo correr nas 24 Horas de Le Mans, mas só em 2012, quando o regulamento da prova incluirá modelos com esse tipo de motorização. Porém o modelo é um exemplo de que muitas das tecnologias encontradas hoje nos modelos de produção saem, quase sempre, dos carrões das pistas de corridas.

 
 
 
 
 
 
Porsche 911 GT3 Hybrid: o GT3 R Hybrid será apresentado em Genebra, porém pode ganhar as pistas em 2012...
 
 
 
 
 
 
... o modelo das pistas com motor híbrido da marca de Stuttgart, utiliza tecnologis dos carros da
 F-1, como o sistema KERS.

3 comentários:

De Gennaro Motors disse...

vamos ver como vai se comportar nas pistas esse PORSCHE

Blog do Rubinho disse...

É meu amigo ALYSSON,como voce mesmo disse:comentar sobre PORSCHE é chover no molhado.Obrigado por ter passado seu e-mail e msn,vou enviar os meus pra voce,ah seu blog já está na página.
Um grande Abraço.

Rubinho.

Pipe disse...

Por fora é bonito como qualquer outro Porsche de corrida, mas tenho sérias dúvidas sobre esses "carros elétricos", contrariam o princípio do carro, sei lá, vai ver é o caminho mesmo e teremos que nos acostumar com isso.