sábado, 27 de fevereiro de 2010

Super Trunfo sueco: Koenigsegg revela detalhes do Agera, seu novo esportivo de 910 cavalos...

  




  
A sueca Koenigsegg, que até meados de 2007 se vangloriava por ter o modelo produzido em série mais rápido do mundo, o CCR, está completando 15 anos de suas atividades. No final do ano passado, a marca havia tentado comprar a Saab, porém esta foi vendida ao grupo holandês Spiker, e para sanar a tentativa frustrada da compra do braço sueco do Grupo GM, a marca se recolheu na Escandinávia para desenvolver um novo esportivo.

Trata-se do Agera, novo bólido da Koenigsegg que feito a partir da plataforma do CCX. O carro foi batizado Agera, por designar o verbo agir em sueco, o que traduz a filosofia da marca em fazer veículos bem ágeis. As dimensões são as mesmas do CCX e a carroceria é feita em alumínio e fibra de carbono.

Porém algumas mudanças na estética do Agera, o diferencia do seu irmão. A começar pelas lanternas que ganharam um contorno de LEDs, similar ao utilizado pelos novos modelos da Audi. Outra preocupação foi com a aerodinâmica, e para isso, os designers da Koenigsegg alargaram mais a dianteira do modelo em comparação a traseira.

Outros retoques de segurança contam com os discos de freios de cerâmica e um sistema especial de controle de tração, que ajusta automaticamente as diferenças de condução ou mudança de piso.

Porém a peça mais importante do modelo está sob o capô. Um motor V8 de 4.7 litros, que também está presente no CCX , só que com o sistema twin-turbo, tudo para que o Agera mostre ‘agilidade’ quando desencadeia seus 910 cavalos de potência na pista. As performances também são de cair o queixo: 3,1 segundos para ir de 0 a 100 Km e velocidade máxima de 390 Km/h.

O modelo pré-produção estará sendo apresentado no Salão de Genebra, a marca ainda fará testes com o Agera nos próximos seis meses em conjunto com a Michelin, que está desenvolvendo pneus especiais para o esportivo sueco. Estima-se que o exclusivíssimo modelo tenha produção limitada entre 16 e 20 unidades por ano, porém o preço do míssil sueco ainda não foi revelado.







Koenigsegg Agera: com um nome que traduz agilidade, o esportivo sueco é a mais nova arma da fábrica de Christian Von Koenigsegg...








  
...o bólido descarrega 910 cavalos de potência de seu motor V8 de 4.2 litros twin-turbo...









... no interior, iluminação 'Ghost', onde brilham os bostões feitos de alumínio, e a superfície através de nanotubos invisíveis. 






3 comentários:

Helio Herbert disse...

Realmente é um super esportivo.

Alysson Prado "Balo" disse...

Indeed!!!

Pipe disse...

Nossa, lindo demais, q traseira, q interior, q painel, fiquei sem palavras, rs.