Mesmo não tendo uma marca que desponte no cenário mundial, a Suíça sedia a cada ano um dos Salões de automóveis mais famosos e esperados desde a sua criação em 1930, o Salão de Genebra. Mas para não dizer que a Suíça não produz carros, é mentira, basta lembrarmos de divisões e preparadoras de carrões esportivos das diversas marcas européias, sobretudo as alemães, porém há o desenvolvimento de protótipos apresentados por marcas como a Rinspeed.
Mas outras fábricas locais também apresentam, volta e meia, um ou outro protótipo. E uma das ‘pratas da casa’ que será revelada na octagésima edição do evento é o Protoscar Lampo 2. O protótipo na verdade é mais uma variação do Lampo, protótipo apresentado na mostra do ano passado, e que tinha como base o Opel GT.
Porém o modelo deste ano apresenta uma estética mias agressiva, baseada nos modelos esportivos americanos, tanto que o Lampo 2 está sendo aclamado como ‘Pontiac Solstice suíço’. O Lampo 2, assim como no protótipo original do ano passado, é equipado com dois motores elétricos, que geram energia para cada eixo de rodas, dando ao esportivo tração nas quatro rodas.
Uma das inovações da Protoscar, foi dar ao Lampo 2 uma forma diferente de recarregar as suas baterias. Ao Contrário de outros protótipos elétricos que gastam em média 12 horas para serem recarregados por completo em uma tomada de 220v convencional, o Lampo 2 possui um sistema trifásico, que conta com um conector para pontos públicos de carregamento e um modo de carregamento reserva, que garante 100 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarregando o Lampo 2.
O esportivo fará 200 km/h de velocidade média e alcançará bons números como performance de 0 a 100 km em apenas 5 segudos. A Brusa, parceira da Protoscar no projeto Lampo, fornece os motores de 300 kw (408 cavalos!) e 604 Nm, e que funcionam om baterias de íon-lítio , que representam 280 kg dos 1580 Kg do protótipo.
Quando e se irá as vendas, é um mistério. Mas a Protoscar pretende chamar a atenção de investidores que possam bancar o Lampo, demonstrando que é possível fazer esportivos dotados de energia elétrica, o que se rezumiria em níveis de emissões zero e performances razoáveis, itens que assim como os índices da boa qualidade de vida dos suíços, valem a pena estarem presentes no Salão de Genebra.
Protoscar Lampo 2: o sucessor do projeto feito pela suíça Protoscar em parceria com a Brusa, chegará ao Salão de Genebra com design mais agresivo...
...os dois motores geram ao todo 408 cavalos de potência, que é enviada às quatro rodas do Lampo 2...
... há um modo de carregamento reserva com autonomia para 100 km de carga, e que pode ser carregada em apenas 10 minutos.
5 comentários:
eu gostei deste exemplar...achei interessante
É meio Retrô,e carregar em apenas 10 minutos para uma autonomia de 100Km é uma evolução e tanto.
Amigões, agradeço pelos comentários, eu o achei bem curioso, pena que é um projeto em busca de investidores...se fosse um protótipo pré-série...
Também gostei. Meio Lotus anos 60, meio sei lá o que...
Saiu da mesmice japonesa.
Essa cor ficou interessante.
Postar um comentário