terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mais um Gordini!: Renault revela Twingo Wind vestido à Gordini...


Gordini era o nome dado as versões mais nervosas dos modelos Renault entre as décadas de 1960e 1970, que disputavam provas e ralis mundo afora. Desde 2009, a marca se esforça para relançar a linha com lama esportiva, primeiro com o Twingo, depois o Clio Europeu nas versões RS, e agora mais um carro chega para compor a linha.

Desta vez é a versão CC do Twingo, o Renault Wind, que recebeu o “tratamento” Gordini. A marca divulgou que o carro foi escolhido para fazer parte da linha Gordini pelo seu perfil esportivo, que sugere dinamismo. Mas sabemos que o Wind é bem tímido quando o assunto é boas performances.

Sob o capô, um motor de 1.6 litros, que gera 133 cavalos de potência e performances como ir de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 201 km/h. A versão convencional do Wind, oferece um motor de 1.2 litros TCE de 101 cavalos, assim esse novo motor dará ao modelo uma performance um tanto relativa, quando comparada a sua versão normal.

Pelo visto a marca tenta lançar as linhas Gordini como verdadeiros modelos esportivos, dignos de competições como seus irmão antigos, o que na verdade não funciona, algo parecido com a FIAT e sua linha Adventure, que conta apenas com tração 4x2 e só aspecto estilístico lembram uma versão off road de seus modelos.

Analisando pelo lado estético, o a versão Gordini do Wind agrada.  A exclusiva pintura azul e as duplas faixas brancas que ornam os integrantes da linha Gordini desde os anos 1960 está presente no modelo. Bem como as rodas de 17 polegadas são pintadas no espaço entre os raios, outra referência aos antigos modelos.

O interior conta com estofamento em couro preto com bordas em azul, presentes também no volante, que ainda recebe as duplas faixas brancas. Há ainda detalhes cromados nos consoles das portas e central, e nos pedais. O tom azul também reveste o cambio dando uma bela harmonia estilística na cabine.

A Renault lançará o modelo durante o Salão de Genebra, que tem início no mês que vem, mesmo evento que há uma atrás revelou o Twingo Wind, tido por muitos como uma ousadia dos designers da marca francesa. Já o retorno dos Gordini tem tirado o sono dos fãs dos antigos modelos, uma vez que acham um absurdo e até profano uma série especial com o “sagrado” nome, e a cada novo anúncio da marca  de modelos com esta configuração, é uma tortura para os admiradores dos bravos Renault das pistas.  


Renault Wind Gordini: depois do Twingo e do Clio receberem as versões Gordini, agora é a vez da versão CC do compacto da Renault ganhar a sua versão de performances...

...o interior é bastante esportivo, com revestimentos em couro nos estofados e no volante, além de detalhes cromados nos consoles e pedais.



Um comentário:

Unknown disse...

Não lembra o Gordini em nada!