quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dados do coreano: Rhys Millen Racing divulga as primeiras informações do Veloster de rali...


No último Salão de Detroit a Hyundai revelou o Veloster, um coupé com vocações familiares e níveis de consumos mais baixos, que virou um dos carros mais esperados da marca pelas suas filiais em todo o planeta.

Já no último final de semana, imagens da versão de rali do coupé sul coreano surgiu na rede, na verdade um teaser da ‘versão de trilhas’ do Veloster. Mas até então nenhuma informação havia sido divulgada pela marca.

Mas com as proximidades da abertura do Salão de Chicago, as primeiras notas sobre o Veloster de rali começam a aparecer. A Rhys Millen Rancing foi desenvolveu este modelo, assim como o protótipo PM580 feito para vencer a corrida de Pikes Peak no ano passado, com um motor Lambda V6 de  4.1 da própria Hyundai que desenvolvia  775 cavalos de potência.

O Veloster de rali  não tem toda essa potência do protótipo de Pikes Peak, mas não desaponta. O motor 2.0 litros de quatro cilindros do Veloster, recebeu uma ‘ajudinha’ de um turbocompressor HKS, que ‘aparafusado’ ao motor do coupé sul coreano, descarrega absurdos 500 cavalos de potência. O câmbio é um X-Trac seqüencial de seis velocidades .

Mas para ganhar tanta potência, a equipe de Rhys Millen fizeram várias modificações por dentro e por fora do Veloster. O Chassi foi retirado e trabalho por cinco dias, para reforçar a soldagem. A equipe substitui o aço da carroceria por fibra de carbono e Kevlar, diminuindo cerca de 75% do peso do modelo original. As peças do interior foram retiradas para receber o banco Sparco com cinto de oito pontos e gaiola.

A suspensão também foi modificada para uma de longo curso personalizada, e faz parte do conjunto as rodas HRE de 18 polegadas e os pneus Hankook de 14 polegadas e freios a disco Alcon com 12 polegadas nas rodas traseiras, e pinças de seis pistões em todas as rodas.

O Veloster de rali deverá participar da edição 2011 do Campeonato Rallycross nos Estados Unidos que terá dois modelos na competição. O modelo já está em testes nos Estados Unidos, e será revelado no final de semana , durante o Chicago Motor Show.     


Hyundai Veloster Rally Car: desenvolvido pela equipe do renomado piloto Rhys Millen, o coupé da Hyundai enfrentará o campeonato Rallycross deste ano nos Estados Unidos...


... o carro foi modificado para receber 500 cavalos de potência com a ajuda de um turbocompressor, potência que pode ser vista neste vídeo de divulgação do Veloster das trilhas.



Nenhum comentário: