Depois das versões Coupé e sedan, agora é vez da versão conversível do modelo inglês receber o tratamento Speed. Estou falando do modelo Continental da tradicional Bentley, que antes pertencia a Rolls-Royce e hoje é de propriedade da Volkswagen. O Continental é um dos modelos mais clássicos da marca. Houve um tempo, lá pelos idos anos 40 e 50, que os modelos Continental eram os Bentley de duas portas. Mas com o lançamento em 1963 do HJ Mulliner Continental Flying Spur S3 (Ufa!), eles passaram a adotar as quatro portas. Reza a lenda que os Rolls são feitos para um chofer guiar você, já os Bentley foram feitos para você guia-los. O novo Continental é o primeiro modelo feito sob o controle da Volks. O carro resgatou as duas portas e se transformou em um belo Coupé, cuja as linhas foram traçadas pelo brasileiro Raul Pires. O carro foi lançado em 2004, na versão GT. Em 2005 foi apresentado o Continental GTC, modelo conversível. E também o Continental Flying Spur, um enorme sedan também baseado no GT. No final do ano passado a Bentley apresentou uma versão apimentada do modelo GT, e nesse ano do Flying Spur. A versão Speed. O modelo GT conta com um motor W12 6.0 litros de 552cv, e que alcança 318 km/h. A versão Speed tem o mesmo motor W12 da GT, porém as performances da versão Speed são maiores. O carro ficou com uma potência de 610 cv, vai de 0 a 100 km, em apenas 4,5 s, e é o primeiro modelo da marca inglesa a chegar a marca de 326 km/h. A transmissão é feita através do cambio automático ZF que trava o conversor de torque em condições normais de direção, o que faz a dirigibilidade ficar tão direta quanto em cambio manual. As diferenças entre o Speed e o GT são sutis. O que faz o seu motor ser mais rápido, são os materiais leves utilizados na construção de seu motor. Ou tar mudança é a suspensão a ar, que foi programada para ser 1 cm mais baixa na frente e 1,5 cm na traseira em relação ao GT. O carro também ganhou um subchassi dianteiro e as barras, tanto dianteiras quanto as traseiras, são mais rígidas que as do modelo original. O nome Speed, vem dos Bentley de corridas do início do século XX. O fundador da empresa W. O. Bentley, criou o modelo 3-litros Speed, logo o modelo ganhou fama pela sua dirigibilidade e desempenho, e também dos famosos modelos Speed Six ,o “trem Azul”, de 1928. O carro venceu a tradicional corrida das 24 Horas de Le Mans, na França em 1929 e 1930. Um modelo da versão conversível GTC, foi visto em Nürburgring, na Alemanha, e clicado pela MotorAuthority. Vestido à versão GT Speed. Porém há mudanças no Speed GTC. Há um aerofólio traseiro, além de uma frente mais bicuda que o GTC normal. As rodas de 20” também estavam presentes no conversível assim como os pedais cromados, o volante esportivo e a forração dos acentos em couro, com molduras de aço escovado. O carro será apresentado ano que vem como modelo 2010. Se a versão GTC comum já era apreciada pelos fãs da marca e apaixonados por velocidades de todo o planeta. Imaginem uma versão bem mais rápida, porém com classe , o luxo e a distinção dos Bentley? Aí o modelo deixa de ser mais um em produção, para se tornar imortal, e ,acima de tudo, atemporal.
Bentley Speed GTC: depois do coupé GT e do sedan Flying Spur terem as suas versões de velocidade, é a vez do conversível da linha Bentley ganhar a sua...
... o pára-choque bicudo na dianteira e os elementos da linha Speed no interior, prenunciam a versão superesportiva do GTC...
... na traseira o aerofólio o difere da versão normal...
... o modelo foi flagrado por espiões da Motor Authority, em Nürburgring na Alemanha.
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