segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Alma esportiva: novos acionários da Jaguar, pretendem lançar pelo menos três novos modelos esportivos, para resgatar a alma veloz da marca...






Com a chegada das novas linhas de coupés da alemãs Audi, BMW e Mercedes, a anglo-indú Jaguar, também prepara uma versão conversível de seu mais novo sucesso, o sedan XF.

O XF Roadster, deverá entrar em produção a partir de Setembro do próximo ano. A marca também pretende lançar uma versão coupé do mesmo modelo, já que a nova proprietária da Jaguar, a indiana Tata, deu sinal verde aos planos de lançar novos modelos esportivos, numa tentativa de reerguer a fama esportiva da Jaguar, esquecida nas últimas décadas, que deram mais vazão as grandes limousines da marca que aos pequenos e rápidos esportivos, que ficaram famosos entre as décadas de 1950 e 1960.

Os motores que equiparão as versões esportivas do XF, incluirá o V6 a gasolina e também a diesel. Poderá haver ainda, um 4.2 litros V8 de 300 cavalos ou um Supercharged V8 de 420cv. Pra a versão XFR, os 5.0 litros Supercharged V8, darão ao modelo nada menos que 500 cavalos!

A apresentação do modelo poderá ocorrer em Julho do ano que vem, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, ou talvez apareça mais cedo, durante o Salão de Detroit, que ocorre em Janeiro de 2009.

E isso é só o começo. A marca também está de olho em outras fatias de mercado dos esportivos, como por exemplo, a que pertencem os Audi TT, BMW Z4, Mercedes SLK e o Porsche Boxster. Esse pequeno dois lugares, será baseado no Conceito F-Type. Há ainda a possibilidade de um Coupé, quatro portas, para rivalizar com os Lamborghini Estoque e o Porsche Panamera. Já esse grande Coupé será baseado na plataforma dos novos modelos XJ. O primeiro projeto está programado para 2010, já o segundo , por enquanto, é apenas um rumor.

Uma coisa é certa, o acionário indiano está com sede de esportivos. No momento, apenas o projeto do XF Roadster está em desenvolvimento, mas se tudo isso se confirmar, passaremos a olhar para a Jaguar com outros olhos. Não mais os felinos, mas olhos voltados à esportividade.










Jaguar XF esportivos : as versões Roadster e Coupé estão quase prontas e deverão ser apresentadas a partir de 2009.

Nenhum comentário: