sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Jaguar da Bertone: estúdio italiano revela imagens do conceito B99, que será mostrado em Genebra...



O Salão de Genebra se aproxima e os carros que estarão expostos na mostra suíça, já começam a dar as caras, “pipocando” a cada minuto na rede, alguns com informações oficias, outros com as especulações, que incrivelmente, quase sempre são acertadas.

E a mais nova revelação vem do estúdio italiano de design Bertone, que mostrará um conceito que vai dar o que falar, mas que esteticamente não há muitas novidades em sua carroceria. Até porque o conceito na verdade é uma espiada na próxima geração do X-type, sedan da Jaguar desenvolvido na época em que pertencia a Ford, e que partilhava a plataforma com a antiga geração do Ford Mondeo e com o Lincoln LS.

A marca britânica que apresentou uma nova identidade depois que fora assumida pelo grupo hindu Tata Motors, parece não ter tido uma boa receptividade dos seus fãs mais puritas das linhas XF e a atual geração da família XJ, segundo rumores este teria sido o principal motivo para investir neste novo conceito assinado pela Bertone.

Hoje o estúdio Bertone revelou as primeiras imagens do conceito B99, alguns já o chama de protótipo, com linhas bastantes parecidas com os clássicos sedans da Jaguar dos anos 1980 até o final da metade dessa primeira década do século XXI. Para muitos fãs, o modelo já é posto como o que “os Jaguar deveriam ser nesta década”.

A base utilizada pela Bertone, foi o próprio X-Type, e conta com 4,50m de comprimento, 1,95m de largura e apenas 1,35m de altura.  Esteticamente o B99 se apresenta como um coupé, sobretudo pela ausência da coluna B entre as 4 portas, que abrem de modo assimétrico. Seria esta a opção coupé com quatro portas da marca inglesa?

A dianteira avantajada e a traseira curta, lembra a premissa dos antigos carros esportivos. Mas os faróis estreitos e os pára choques embutidos na carroceria com seus difusores, revelam tratar-se de um modelo bem mais ortodoxo. A imagem do interior não fora mostrada, mas segundo rumores será minimalista com aplicações de madeira e alumínio e couro nos revestimentos e bancos.

O conceito da Bertone utilizará uma engenharia de motor híbrido, formado por dois motores elétricos e um a gasolina, desenvolvido pela nova divisão Bertone Energia do estúdio italiano.

 Ontem o estúdio havia apresentado um teaser do B99, e agora revela toda a estética desse concept que com certeza será um dos mais visitados da mostra suíça, talvez por representar o que os fãs da Jaguar aguardavam nos seus novos modelos, elegância, potência, luxo e um design moderno, mas que não perdesse totalmente a agressividade dos felinos fabricados outrora em Conventry.      

Bertone B99: depois do teaser apresentado ontem (foto acima), o estúdio italiano revela seu novo conceito com engenharia Jaguar que será mostrado em Genebra...


... as linhas lembram as dos clássicos sedans da marca desenvolvidos no final dos anos 1970 e que acompanhava as linhas da casa inglesa até meados dessa primeira década do século XXI.   



2 comentários:

Mauricio Morais disse...

Adoro a Bertone, mais ainda que fizeram este dream car para a Jaguar, outra marca que admiro muito.
E olha que esse carro parece ser perfeitamente produzível!(existe essa expressão?)

Alysson Prado "Balo" disse...

kkkkkkkkk...poderia ficar assim Maurício, modelo em vias de produção, mas neologismo nunca é de mais...

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"