Que a Lotus havia anunciado uma revolução que teria início no Salão de Paris, todo mundo já sabe, mas o que ninguém sabia era que a marca inglesa criada por Colin Chapman faria um verdadeiro bombardeio de conceitos que possivelmente ganharão as ruas na próxima década, será o renascimento da marca depois de quase três décadas passando por várias crises?
O fato é que não apenas o já anunciado Elite estará no estande da marca na mostra francesa, outros “companheiros de outrora” também deram o ar da graça hoje, além de um novo conceito ao estilo dos novos coupé de quatro portas, que você confere abaixo neste post:
LOTUS ESPRIT CONCEPT
Um dos conceitos mais aguardados desde que o modelo original saiu de linha no início desta década. O novo Esprit é esperado para chegar as ruas em 2013, e irá competir com outros esportivos de peso como Ferrari 458 Itália, Lamborghini Gallardo, Porsche 911 e o novíssimo McLaren MP4-C.
Já o design chega a lembrar o Lexus LF-A, como os faróis amendoados e as tomadas de ar frontais e na coluna B do modelo, além do perfil do teto, muito similar ao do modelo nipônico.
Para ter fôlego e bater de frente a concorrência, a marca inglesa colocará o motor 5.0 V8 da Toyota, utilizado no Lexus IS-F, que será instalado na parte central do modelo, e receberá algumas modificações para que consiga render 630 cavalos de potência, contra 423 no modelo japonês, e para isso deverá utilizar a tecnologia KERS o que garantirá performances como ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima próxima dos 330 km/h.
Lotus Espirit Concept: para a próxima década, a marca inglesa ressuscitará seu antológico super esportivo, um dos nomes mais importantes deste segmento, que acabou sendo esquecido no final dos anos 1990...
..sob o capô, um motor 5.0 V8 da Toyota fará o Esprit voar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.(imagens: Autoblog espanhol)
LOTUS ETERNE CONCEPT
Aproveitando a mesma plataforma do Esprit Concept, a Lotus preparou a sua proposta de um coupé com quatro portas, algo comum entre as grandes fabricantes de modelos super esportivos, como a Aston Martin e o seu Rapide, e a Porsche com o seu Panamera.
O motor também será o mesmo 5.0 V8 da Toyota, e também contará com o sistema KERS para ganhar a mesma potência de 630 cv prometida para o Esprit, mas as performances será diferente, o Eterne deverá fazer de 0 a 100 km/h em 4 segundos, e velocidade máxima de 315 km/h, esses números se devem ao seu perfil mais robusto bem como o tamanho de sua carroceria, já as previsões de produção vão até 2015.
Lotus Eterne Concept: seguindo as novas tendências dos coupé com quatro portas, a Lotus também revelou a sua proposta neste segmento. A plataforma será a mesma do Esprit Concept , inclusive o motor 5.0 V8.
LOTUS ELAN CONCEPT
O famoso roadster da marca também receberá uma versão para o século XXI. Mas desta vez terá capota rígida e ganhou mais personalidade que a desajeitada última aparição do roadster nos anos 1990.
O conceito se apresenta côo um 2+2 com carroceria em fibra de carbono e interior que lembram modelos de competições, como o volante e os bancos com desenhos esportivos. Sob o capô, o Elan utilizará o mesmo motor V6 de 4.0 litros presente no Évora, e também desenvolvido pela Toyota.
Pesando aproximadamente 1.300 Kg, o Elan terá boas performances para um esportivo com vocações Gran Turismo que para um super esportivo. Haverá opção de motor com tecnologia KERS que deverá dá ao esportivo uma potência de 450 cavalos, irá de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, números iguais aos de seu futuro irmão maior , o Esprit, e alcançará velocidade máxima de 310 Km/h. Assim como o Esprit, deverá vir as ruas até 2013.
Lotus Elan Concept: o famoso roadster da marca lançado em 1964 está de volta, porém sob a forma de um coupé 2+2, sob o capô, um motor Toyota V6 utilizado no évora, que dará ao "coupézinho" 450 cavalos!...
...o interior traz traços de carros com vocações para corridas como os bancos e o volante com desenhos esportivos.
LOTUS ELISE CONCEPT
E até mesmo o bravo representante da marca que desde 1996 tem sido o principal modelo Lotus também se vestiu de "roupa nova" ( e motores também) para a mostra francesa. A linha Elise também será renovada na próxima década.
As pretensões do modelo é concorrer com os esportivos menores dos outros fabricantes como os BMW Z4, Porsche Boxster e Audi TT. E terá três opções de teto: targa, panorâmico e soft-top, como nos modelos CC.
Sob o capô, um quatro cilindros de 2.0 litros com potências entre 300 e 350 cavalos. O carro pesará somente 1.095 Kg e terá um câmbio manual com sistema strat/stop com tecnologia híbrida mecânica e robotizada.
Lotus Elise Concept: até mesmo o maior representante da linha atual da Lotus recebeu um concept car que definirá suas linhas na próxima década por fora e por dentro. Já sua carroceria terá três opções de tetos, todos retráteis.
Se essas promessas forem cumpridas, a gama Lotus passará a oferecer 6 modelos com diferentes vocações e que brigarão por um espaço no competitivo novo cenário dos carrões, tanto nas pistas como nas estradas, e também na rua, uma vez que a marca também prepara um compacto movido a eletricidade
A Lotus pretendia causar algum alvoroço neste Salão de Paris, e pelo visto acabou conseguindo, mesmo que os carros não cheguem as ruas no prazo prometido, a marca inglesa sem sombra de dúvidas roubou a cena na mostra francesa deste ano.
3 comentários:
Posso falar o que eu penso???
Tudo uma tremenda porcaria em termos de design. Eles não honraram uma linha sequer dos modelos dos quais levam os nomes.
Você falou muito bem Alysson, quando disse que eles tem cara de esporte japonês.
Que desenho mais pasteurizado, sem sal. As Lotus de Chapman primavam pela ousadia, veja o Espirit, o original desenhado por Giugiaro era uma coisa tão bela que durou tanto tempo em produção.
Tenha dó, se o Salão de Paris está dependendo desses carros pra chamar a atenção do público, vai ser um fracasso de audiência.
kkkkkkkkkk... concordo mas depois que inventaram jogos como Gran Turismo, Need For Speed Underground e filmes como Velozes e Furiosos, os carros japoneses tornaram-se os sonhos de consumos dos atuais adolescentes, que infelizmente têm um gosto duvidoso não apenas em questões automotivas, mas musicais etc. e que serão os "consumidores" dessas bibelôs no futuro, sem esquecer que hoje a Lotus é controlada por um Grupo asiático, a malaia Proton Motors!
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Lixo, puro lixo.
Perderam a identidade. O elise então, parece uma mini Lambo...
Postar um comentário