segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De volta à Elite: Lotus revela conceito que leva o nome do seu primeiro modelo de rua....


Depois de anunciar uma retomada que teria início durante o próximo Salão de Paris, que será aberto no dia 30 deste mês, a Louts resolveu revelar seu grande trunfo, o novo conceito de superesportivo da marca inglesa, que ao contrário do que muitos pensavam, não será a volta do lendário Esprit, mas o retorno de outra lenda da marca, o Elite.

Primeiro automóvel da marca voltado para a vida civil, o Elite foi lançado em 1957 e logo se tornou um dos esportivos mais famosos do planeta, com seu aspecto compacto e linhas elegantes, motor dianteiro e um tanto espartano em termos de interior e equipamentos, coisa não será revivido no futuro Elite.

Esta terceira geração do esportivo inglês ( em 1974 o Elite II foi lançado) não trará o lendário motor Clímax, e sim um Toyota 5.0 V8, também utilizado pelo Lexus IS-F,  que desenvolverá 620 cavalos de potência!  Segundo a Lotus o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e velocidade máxima de 315 km/h, números que se devem ao baixo peso da carroceria, 1650 Kg.

As linhas do conceito chegam a lembrar traços de outros fabricantes, e se distingue dos demais modelos Lotus da atualidade, e não repetiu-se o que fora feita no Evora, último lançamento da marca, que compartilha a plataforma com a linha Elise/Exige, o que deixa o futuro Elite ainda mais distinto. 

A proposta deste novo Elite também poderá englobar novas tecnologias como o sistema de recuperação de energia KERS, bem como motores elétricos, ou ainda uma versão mais potente com o mesmo V10 de 4.8 litros da Toyota utilizado no Lexus LFA, Por enquanto são só especulações, bem como outros modelos de outrora poderão de fato ressurgir, como o próprio Esprit e o Seven, e isso tudo deve depender da volta do pioneiro da marca de Conventry, que como outrora abriu caminho para que outros Lotus ganhassem as ruas. 


Lotus Elite Concept: conceito do novo esportivo da marca inglesa carrega o nome do primeiro Lotus de rua...




...o conceito é equipado com o motor 5.0 litros V8 da Toyota que poderá vir também  no modelo de produção previsto para 2014.





Nenhum comentário: