sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sueco elétrico: Saab revela detalhes do 9-3 ePower, seu primeiro veículo movido a eletricidade...


Já atravessamos a primeira metade do mês de setembro, e nos aproximamos cada vez mais da abertura do Salão de Paris, e os fabricantes se apressam para revelar detalhes de suas principais atrações na mostra francesa, uma delas é a Saab, que depois de sua ressurreição não quer perder tempo e muito menos mercado.

A marca sueca divulgou detalhes de seu primeiro protótipo com motor elétrico, o 9-3 ePower, baseado em uma 9-3 Sport Hatch, station wagon da linha de carros médios da Saab. O modelo terá um motor 100 % movido a eletricidade, tecnologia que nunca fora utilizada por nenhum outro modelo da marca, que investiu até então em carros com motores híbridos ou movidos a biodiesel.

O protótipo foi concebido a partir de uma parceria feita entre a Saab, o fabricante americano de baterias Boston Power e a empresa sueca Electroengine, que produziu o sistema de propulsão elétrica. O motor ePower terá desenvolve uma potência de 184 cavalos e é alimentado por baterias de íons de lítio de 35.5 kwh, que estão localizadas no lugar do tanque de combustível e do sistema de escapamento.

Segundo a Saab, este motor terá performances como 8,5 segundos para ir da inatividade aos 100 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente aos 150 km/h e uma autonomia por volta dos 200 km com carga total, e a recarga pode ser feita entre 3 horas parcialmente e 6 para carga total.

A marca pretende desenvolver um projeto no ano que vem com uma frota de 70 veículos para testes intensivos, necessários para que este modelo possa chegar as ruas daqui a dois ou três anos, e para isso apresentará o modelo durante o Salão de Paris deste ano, durante o evento mais informações deverão ser reveladas.


Saab 9-3 ePower: primeiro protótipo com motor totalmente elétrico da marca sueca será revelado em Paris...



...a marca pretende aperfeiçoar o propulsor para introduzí-lo nos seus veículos de linha em pelo menos 3 anos. 






Nenhum comentário: