sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os 300 da Spartan: fabricante australiana revela seu track car...




Track days estão se tornando eventos essenciais para admiradores de automóveis entre a maioria dos países do mundo, e carros desenvolvidos especialmente para estas ocasiões são idéias que começam a movimentar o mercado automobilístico, sobretudo na Europa.

A australiana Spartan revelou imagens e detalhes de seu track car, chamado de V (seria de vitória?), um carro com estilo de carrões italianos, chassi tubular e carroceria em fibra de carbono, que promete ser um sucesso nas pistas de todo o mundo. O nome da empresa faz referência aos espartanos, povos de cultura bélica da cidade de Esparta na Grécia antiga, que por volta do ano 480 antes de cristo um exército de 300 bravos guerreiros lutaram contra o gigantesco exército dos Persas.

Assim como o povo que o carro presta homenagem, o Spartan V é bem espartano. Não conta com nenhum item de luxo como ar–condicionado, faróis dianteiros ou setas, muito menos portas, para entrar nele basta literalmente “pular dentro”, mas proporcionará um experiência de estar guiando um verdadeiro protótipo de competição.

E por falar em simplicidade, até no motor o Spartan V é ‘minimalista’. O esportivo utiliza um motor de uma moto Ducati, de 1.200 cilindradas e potência de 170 cavalos. Mas se você acha que por isso o modelo não merece crédito, está enganado. O bravo ‘espartano’ faz de 0 a 100 km/h  próximo aos 3 segundos, e alcança velocidade máxima de 280 km/h. Viu? Nada mal!

Assim como os bravos 300 de Esparta, o Spartan V terá produção limitada as 300 unidades, o preço do modelo na Austrália fica em torno dos US$ 90.000, algo em torno dos R$144.625, o carro tem espaço para dois ocupantes, e promete se comportar como um soldado espartano, que nunca foge da luta e tem energia para disputar até o fim de uma corrida. Loucura? Isto é o Spartan V!     



Spartan V: track car australiano aposta no baixo peso da carroceria e na ausência de equipamentos e motor  Ducati para fazer bonito nas pistas...






...mas  nem por isso foge a regra dos carrões de competição e traz itens como bancos Sparco  de competição aprovados pela FIA. 



Nenhum comentário: