terça-feira, 22 de junho de 2010

Glórias da Ford: Focus RS receberá série Le Mans Classic, com cinco pinturas que representam as participações da Ford na prova francesa....




As 24 Horas de Le Mans é um dos eventos mais festejados em todo o mundo. A cada ano a expectativa pela revelação dos protótipos de cada equipe é um dos assuntos mais procurados acerca da prova, já outros acompanham a endurance até o final, sem perder nenhum lance da corrida.

E a Ford européia resolveu prestar homenagem a prova fancesa de endurance mais famosa do planeta. O modelo escolhido? O Ford Focus, o médio já se tornou um dos modelos mais vendidos da marca americana de todos os tempos.

O Focus recebeu cinco modelos de uma série especial RS Le Mans Classic, com tiragem de 600 unidades,  relembrando as participações da Ford nas 24 Horas de Le Mans. Pelas cores de cada um dos seis modelos, é possível saber qual referência ele a faz aos bólidos e pilotos da marca nas suas participações na prova:

O preto com faixas centrais brancas, presta homenagem ao MKII de 1965, que foi guiado pelos pilotos Bruce Mc Leren e Chris Amon; Já o modelo vermelho com faixas brancas rende referências a prova de 1967, quando a Ford levou o título com um MKIV nas mãos de Dan Gurney e Antony Joseph Foyt; O branco com uma faixa azul e moldura vermelha, representa o MKIIB de número 6, pilotado em 1967 por Jo Schlesser e Guy Ligier; O modelo azul e laranja dispensa comentários, e homenageia os lendários GT 40 com pintura Gulf, que venceram a prova em 1968 e 1969, pilotas por Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi, e Jacky Ickx e Jackie Oliver, respectivamente; e por último o modelo branco e azul que simboliza o Ford Capri RS de número 54, que dominou a categoria turismo em 1972 pelas mãos de Gerry Birrel e Claude Bourgoigne.

A base mecânica é a mesma do Focus RS, um 2.5 Turbo que gera 305 cavalos. Ainda não se sabe os preços e nem aonde a série será distribuída na Europa. Mas deverá custar algo em torno dos €40.000, o Focus RS Le Mans Classic virá com todos os equipamentos disponíveis na versão convencional do RS.



Ford Focus RS Le Mans Classic: Ford lançará na europa série especial do Focus RS...
 








 
... cada pintura do modelo representa um protótipo da Ford que participou da prova francesa...
 
 
 
.. no interior, todos os itens presentes na linha Focus RS virão de série.