Mesmo não sendo tão requisitada quanto as outras marcas que compõem a constelação de “Brands” do Grupo Volkswagen, a tcheca Skoda surpreende, quer seja pela qualidade de seus veículos, ou por algumas versões mais ousadas, prova de que no leste europeu, nem sempre os carros são sisudos.
E uma prova real disso é a versão RS do Skoda Fabia. A linha compacta e de entrada da marca recebeu, assim como seus irmão da Volkswagen (leia-se Golf e Polo) e os Seat (versão Cupra) uma variante esportiva tanto na versão hatch, quanto na versão Combi, nomenclatura que designa as peruas da marca.
O modelo lançado no mês passado em alguns países do velho continente, começa a surpreender nos testes realizados pela imprensa especializada na Europa. Dentre as inovações está o motor 1.4 TSI turbo que gera uma potência de 180 cavalos de potência, que faz o pequeno tcheco alcançar boas performances, como ir de 0 a 100km/h em 7,4 segundos, e alcançar 224 km/h (226 km/h na versão Combi) de velocidade máxima, nada mal para um modelo de sua categoria e sem grandes pretensões como alguns modelos franceses, italianos ou mesmo seus “primos” alemães.
É claro que o desempenho também se deve ao câmbio DSG de sete velocidades com dupla embreagem, que também pode ser usado no modo automático ou seqüencial. Quando o assunto é segurança, dispositivos como ESP, ABS e ASR vêm assegurar o conforto e segurar o modelo na pista. Outra novidade é o sistema XDS que eletronicamente ajusta os freios internamente nas rodas dianteiras, liberando para o seu exterior mais poder de torque.
Já na estética os itens de “beleza” colocam o Fabia RS em outro patamar, face ao modelo convencional. As rodas de 17 polegadas tiram o lado sério do modelo denunciando tratar-se de uma versão bem mais agressiva. Outros itens como a grade em colméia, faróis de nevoeiros integrados ao pára-choque e os piscas em LEDs denunciam a alma esportiva do modelo, complementada na traseira pelas duplas saídas de escape e pelo spoiler sobre a tampa do porta-malas.
O Fabia vestido à esportivo custa $20.700 euros, e vem com todos os itens citados acima, incluindo o moderno cambio DSG-7e todo o aparato de segurança, atrativos que deverão dar a linha suporte para ser continuada em suas futuras gerações.
Skoda Fabia RS: versão esportivo do compacto da marca tcheca tem além do design, muitas inovações e braveza pra ninguém botar defeito...
... o conforto também é um dos trunfos da versão esportiva do modelo tcheco, destaque para o câmbio DSG de sete velocidades, que junto com o motor 1.4 bi-turbo desenvolvem 180 cavalos de potência...
... a versão Combi, também está vestida à RS.
3 comentários:
BAlo, ainda é um brasileiro que cuisa do Design dos Skoda?
Não sei te dizer Tohmé, mas os traços lembram os do Walter D'Silva, italiano de família portuguesa, que antes de deixar o Grupo Volkswagen revolucionou os designs dos Audi, Seat e Volks, como o R8 e os Ibiza e Léon.
De qualquer forma é um carro bonito.
Postar um comentário