terça-feira, 15 de junho de 2010

Velocidade elétrica: Audi R8 e-tron foi revelado em Le Mans...




Uma das grandes preocupações do futuro da indústria automobilística será a busca por inovações tecnológicas que façam com que os seus automóveis tenham baixo consumo de combustível, como também tenham sua produção barateada, ou mesmo buscar desenvolver motores movidos a fontes de energias renováveis.

Mas há marcas que procuram apenas garantir o baixo consumo e desenvolver motores mais econômicos, ou híbridos, que venham a ser aplicados em carros de linha. Uma dessas marcas é a Audi, que apresentou no ano passado conceito o e-tron, veículo esportivo com motor elétrico.

Mas a marca parece está levando a sério o seu conceito. Durante sua participação nas 24 horas de Le Mans no último fim de semana, a marca de Ingolstadt levou o seu esportivo R8 e-tron, bólido que utiliza o mesmo motor do conceito apresentado no ano passado.

O carro foi guiado pelo penta campeão de Le Mans, o piloto Frank Biela, durante uma exibição intitulada “Le Mans vers le Futur”, que mostravam os veículos esportivos movidos motores elétricos em funcionamento.

O R8 e-tron utiliza quatro motores localizados em pares em cada um dos eixos do veículo, que funcionam para gerar energia independente em cada eixo. Juntos, os quatro motores desenvolvem uma potência de 313 cavalos, e fazem o esportivo alcançar performances como aceleração de 0 a 100 Km/h em 4,8 segundos, porém o R8 e-tron tem velocidade máxima limitada aos 200 Km/h.

A quantidade de energia exigida pelos motores do esportivo, é que vão aumentando gradativamente a velocidade durante a pilotagem. Mesmo sendo ainda um conceito, ficou visível na mostra que o modelo é viável para ser produzido em série, porém a questão preço deva ser um dos empecilhos do início da produção dessa versão do R8 , uma vez que toda nova tecnologia, mesmo que seja para causas como a diminuição dos agentes poluentes, custa caro. 





Audi R8 e-tron: marca alemã levou a Le Mans seu esportivo com motor elétrico...







... o carro foi guiado por Frank Biela, piloto cinco vezes campeão de Le Mans, durante a exposição "Le Mans vers le Futur", que demonstrava a funcionalidade dos carros movidos a motores elétricos. 






Nenhum comentário: