sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cuidado com o tcheco: Skoda Fabia RS, é elogiado pela imprensa européia...



Mesmo não sendo tão requisitada quanto as outras marcas que compõem a constelação de “Brands” do Grupo Volkswagen, a tcheca Skoda surpreende, quer seja pela qualidade de seus veículos, ou por algumas versões mais ousadas, prova de que no leste europeu, nem sempre os carros são sisudos.

E uma prova real disso é a versão RS do Skoda Fabia. A linha compacta e de entrada da marca recebeu, assim como seus irmão da Volkswagen (leia-se Golf e Polo) e os Seat (versão Cupra) uma variante esportiva tanto na versão hatch, quanto na versão Combi, nomenclatura que designa as peruas da marca.

O modelo lançado no mês passado em alguns países do velho continente, começa a surpreender nos testes realizados pela imprensa especializada na Europa. Dentre as inovações está o motor 1.4 TSI turbo que gera uma potência de 180 cavalos de potência, que faz o pequeno tcheco alcançar boas performances, como ir de 0 a 100km/h em 7,4 segundos, e alcançar 224 km/h (226 km/h na versão Combi) de velocidade máxima, nada mal para um modelo de sua categoria e sem grandes pretensões como alguns modelos franceses, italianos ou mesmo seus “primos” alemães.

É claro que o desempenho também se deve ao câmbio DSG de sete velocidades com dupla embreagem, que também pode ser usado no modo automático ou seqüencial. Quando o assunto é segurança, dispositivos como ESP, ABS e ASR vêm assegurar o conforto e segurar o modelo na pista. Outra novidade é o sistema XDS que eletronicamente ajusta os freios internamente nas rodas dianteiras, liberando para o seu exterior mais poder de torque.

Já na estética os itens de “beleza” colocam o Fabia RS em outro patamar, face ao modelo convencional. As rodas de 17 polegadas tiram o lado sério do modelo denunciando tratar-se de uma versão bem mais agressiva. Outros itens como a grade em colméia, faróis de nevoeiros integrados ao pára-choque e os piscas em LEDs denunciam a alma esportiva do modelo, complementada na traseira pelas duplas saídas de escape e pelo spoiler sobre a tampa do porta-malas.

O Fabia vestido à esportivo custa $20.700 euros, e vem com todos os itens citados acima, incluindo o moderno cambio DSG-7e todo o aparato de segurança, atrativos que deverão dar a linha suporte para ser continuada em suas futuras gerações.   





Skoda Fabia RS: versão esportivo do compacto da marca tcheca tem além do design, muitas inovações e braveza pra ninguém botar defeito...






... o conforto também é um dos trunfos da versão esportiva do modelo tcheco, destaque para o câmbio DSG de sete velocidades, que junto com o motor 1.4 bi-turbo desenvolvem 180 cavalos de potência... 




... a versão Combi, também está vestida à RS.  




3 comentários:

Tohmé disse...

BAlo, ainda é um brasileiro que cuisa do Design dos Skoda?

Alysson Prado "Balo" disse...

Não sei te dizer Tohmé, mas os traços lembram os do Walter D'Silva, italiano de família portuguesa, que antes de deixar o Grupo Volkswagen revolucionou os designs dos Audi, Seat e Volks, como o R8 e os Ibiza e Léon.

Unknown disse...

De qualquer forma é um carro bonito.