sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Crossover sueco: Saab confirma lançamento do 9-4X para Abril de 2011...



Até o início deste ano a Saab sofria um dilema no qual dependia a sua ‘sobrevivência’ no mercado. A marca sueca que era propriedade do Grupo GM até o ano passado corria o risco de sumir para sempre do mapa das grandes fabricantes de automóveis, porém a compra da Saab pela holandesa Spyker parece estar trazendo bons ventos à fabricante escandinava.

O novo presidente da marca e proprietário da Spyker, Victor Muller, irá retomar os projetos que a Saab vinha desenvolvendo utilizando as plataformas da GM. E um desses modelos era o Crossover 9-4X, que o presidente da marca anunciou hoje que será lançado em Abril de 2011, e já deu sinal verde para a sua produção.

Antes da crise a Saab havia planejado o lançamento do 9-4X para este ano, compartilhando a mesma plataforma do novo Cadillac SRX, e com design baseado no conceito 9-4X Biopower (que ilustra este post) , revelado no Salão de Detroit de 2008, porém a base mecânica deve ser a mesma utilizada na nova geração do 9-5, inclusive os motores 2.0 litros a diesel e a gasolina com potências entre 160 e 220cv.

O 9-4X irá disputar mercado com os Volvos XC60, BMW X3, Audi Q5 e Volkswagen Tiguan. O modelo deverá ser lançado um mês depois da versão station wagon do novo 9-5, possivelmente ambos estarão presentes no Salão de Genebra, assim como a futura geração do 9-3 que já está em desenvolvimento e será o primeiro modelo desenvolvido sob a batuta da Spyker.  



Saab 9-4X: depois do 9-5 sedan e  da 9-5 station wagon o próximo novo modelo da marca sueca será o Crossover que a Saab vinha desenvolvendo antes da crise no setor automobilístico do ano passado.





Nenhum comentário: