terça-feira, 3 de agosto de 2010

A volta do Stratos: protótipo do famoso modelo da Lancia é visto em testes na pista de Balocco...


O Grupo Fiat talvez se orgulhe de suas marcas mais famosas e com vocações esportivas, leia-se Alfa Romeo, Abarth, Ferrari e Maserati, deixando marcas como a própria Fiat Automóveis e a Lancia com veículos de linha mais comuns, mas agora a marca parece que irá incluir na paleta dessas últimas dois esportivos compactos.

Os últimos dos Fiat esportivos foram os Coupé e o Barchetta, encerrados no início desta década, e depois disso pouco fora falado a respeitos de futuros esportivos, até o início deste ano quando a marca anunciou que fará um esportivo com a marca Abarth.

Sim, mas você deve estar se perguntando o por que do nome da Lancia está presente neste post? Apareceu hoje na rede uma imagem de um protótipo de esportivo com traços de um dos modelos mais festejados da marca, o antológico Stratos, famoso modelo da Lancia dos anos 1970.

 A imagem foi revelada pela página do Italia Speed, o site tinha uma versão brasileira até o ano passado, e segundo o mesmo, foi tirada no dia 21 de Junho quando o protótipo fazia testes na famosa pista de Balocco, nas proximidades de Milão na Itália, o que levanta suspeitas de que agora com as relações do Grupo Fiat com a Chrysler, o modelo esteja sendo desenvolvido com a marca americana.

Já a Fiat anunciou no final de semana que o esportivo Abarth será construído sobre a base do exótico X-Bow, da KTM, porém uma carroceria própria e um motor da família Multiair da Fiat turboalimentado, ao contrário do 1.8 TFSI da Audi que equipa o esportivo austríaco. O Abarth irá brigar com o Lotus Elise e deverá ter tiragem limitada a 2000 unidades.

Mais impressionante que o Abarth esportivo, seria a volta do Stratos a paleta da Lancia quase quatro décadas depois. No ano passado a marca ressuscitou outro nome de peso, o Delta, que em breve estará nas ruas norte americanas, e quem sabe outros nomes do passado poderão ressurgir como o Fúlvia, outro famoso esportivo da Lancia, uma vez que um Stratos concept (foto que ilustra o início deste post) foi apresentado em 2006  durante o Salão de Genebra daquele ano, e agora reaparece na pista em testes, embora o conceito não fora desenvolvido por uma marca pertencente ao Grupo Fiat, e sim como exercício de design de um grupo de estudantes do Royal College, que fazia referências ao estilo do esportivo italiano. 

Mas conclui-se uma coisa, a Fiat irá de fato produzir novos esportivos, se o Stratos está na lista ou não, só de ver um protótipo na pistas de testes de Balocco, surge a esperança de ver de novo o esportivo em competições como nos ralis de outrora ou em uma categoria monomarca para a festa dos ‘Lancisti’,nome que designa os fãs da marca italiana, mundo afora.      



Protótipo na Pista: protótipo do Lancia Stratos foi visto na pista de Balocco, famosa pista de testes do Grupo Fiat, seria apenas um teste em vão?...


... as linhas do protótipo se parecem como o conceito revelado em Genebra no ano de 2006, porém não tão compacto como o conceito visto na mostra suíça... 


... já a Fiat prepara um esportivo com o nome Abarth, e anunciou que este será feito com base no excêntrico X-bow da austríaca KTM.




Um comentário:

Mauricio Morais disse...

Para mim, o Stratos foi o carro mais bonito feito até hoje. Design e esportividade insuperáveis. Se vier novamente será bem vindo.