sábado, 28 de agosto de 2010

A nova fera da De Tomaso: Ghepardo, o novo esportivo da marca italiana, terá opção de motor elétrico


Desde o final do ano passado a volta da De Tomaso vinha sendo anunciada. A marca italiana que leva o nome de seu fundador, o piloto e industrial argentino Alejandro De Tomaso, famosa por seus carrões esportivos dos anos 1960 e 1970, finalmente voltará às ruas.

No início do ano, o atual proprietário da marca, o ex-execultivo da Fiat Automóveis Gian Mario Rossingnolo, comprou a linha de montagem do estúdio Pininfarina situada em Gruglisaco, na Itália, e anunciou que a marca apresentaria três novos modelos, e depois disso nada mais foi se falado a respeito do retorno da De Tomaso.

Até agora! A marca acaba de divulgar imagens de um esportivo elétrico feito pelo designer dinamarquês Frederick Tjell e batizado de Ghepardo. Por ora o modelo é apenas um protótipo em escala 1:04, mas que de acordo com a marca, em tamanho real terá 4,82 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,25 m de altura, e um entre-eixos de 2,99 m!

A proposta do Ghepardo é ser um coupé com quatro portas, para concorrer no novo nicho recém inaugurado no patamar dos superesportivos, e para isso carrega em seu design linhas que lembram modelos de outrora da marca como o famoso Pantera, ícone entre os modelos superesportivos dos anos 1970.

Sob o capô, o Ghepardo deverá receber um motor 3.6 litros V6, da família EcoBoost desenvolvida pela Ford, ajustado para garantir os 465 cavalos de potência, mas também está nos planos do esportivo uma opção dotada com quatro motores elétricos gerenciados por uma célula de combustível movida a etanol e que desenvolverá 440 cavalos de potência.

Segundo seu projetista, o modelo tem possibilidades de chegar as ruas, mas não se sabe ainda quando o Ghepardo irá ser produzido, possivelmente um modelo em escala deverá estar nos salões de automóvel a partir do próximo ano na Europa, possivelmente a primeira aparição será durante o Salão de Genebra, em Março do ano que vem, mas nada ainda é certa, porém com a compra da linha de montagem da Pininfarina e projetos sendo concebidos, não demorará muito para que as feras da De Tomaso voltem a rosnar nas ruas e nas pistas do futuro.       




De Tomaso Ghepardo: depois de quase duas décadas sem novidades, a famosa marca italiana revela imagens de seu novo projeto, encabeçado pelo designer dinamarquês Frederick Tjell...



... as linhas do Ghepardo lembram velhos modelos De Tomaso, como o Pantera, mas com inovações futurísticas como opção de motor elétrico.  




Nenhum comentário: