sábado, 8 de maio de 2010

Novo mesmo: novo Uno deve chegar as lojas neste fim de semana...





Quase um caso de amor com o Brasil. Depois dos Volkswagen Fusca e Gol, o Fiat Uno é o terceiro caso da lista que mais foi guiado pelos brasileiros e que mais rendem histórias. Lançado há 26 anos, o modelo da Fiat revolucionou o mercado dos carros compactos, criou uma família incluindo o sedan (Premio), a perua (Elba) e uma versão picape (Fiorino), foi o primeiro modelo da retomada dos populares no país no início dos anos 1990 com a versão Mille, e primeiro veículo turbinado produzido em série no país em 1994, e em todos os seus anos de carreira recebeu várias modificações na estética, motores e itens mas nunca deixou de ser um dos automóveis mais vendidos, mais de 2 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, do Brasil.

E a história do pequeno desbravador italiano, que teve suas linhas talhadas por ninguém menos que o visionário Giorgeto Giugiaro, que hoje assina modelos como a linha Palio desde o ano 2000 e o Fiat Grand Punto, a venda no país simplesmente como Punto, está prestes a virar de capítulo. Com a chegada do novo modelo muitas linhas na história do Uno estarão para serem escritas. E já começaram, o modelo está em todas as capas de periódicos automobilísticos brasileiros e em grandes sites de notícias do setor na Europa.

A nova geração do modelo é calcada no Fiat Panda europeu, porém com personalidade própria. Do modelo italiano, a Fiat utilizou a plataforma, e o aproveitamento do espaço, além das pequenas entradas de ar do radiador, que acompanhou o Panda na sua criação, três anos antes do Uno. Porém o novo modelo da Fiat é outro carro.

Como outrora a nova versão do Uno irá revolucionar o mercado dos populares, sobretudo em questões de espaço. Embora o novo modelo tenha 2,37 m de entre eixos, o menor da categoria, o espaço interno não foi comprometido, sobretudo para quem viaja atrás que dispõe de mais espaço para as pernas e altura da cabeça que ficou ainda mais alta.

Sob o capô, os novos motores EVO, na verdade uma versão modificada dos já conhecidos Fire, de 1.0 e 1.4 litros, com potências de 73 cv a gasolina e 75 a álcool com o motor 1.0 EVO e 88 cv na versão 1.4 movida a álcool. O modelo virá com um pacotes de opcionais que contaram com trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, air bag duplo, ABS, MP3 player com conectividade Bluetooth e pára-brisa térmico que desembaça os vidros dos modelos sem a opção de ar-condicionado. Além desses itens, a marac ainda oferece diversas formas de personalização do modelo.

O carro tem 3,77 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,48 m de altura, em comparação ao modelo pioneiro, são 8 cm a mais no comprimento, 9 cm na largura e 2 na altura. O porta malas perdeu 10 litros no volume, que antes era de 290 litros, porém os 10 litros podem ser retomados com o posicionamento mais verticalizado do encosto da segunda fileira de bancos.

A Fiat oferecerá 4 opções de pacotes: Vivace, Attractive e Way, esta última com motores 1.0 e 1.4 litros e com opções de duas e quatro portas. Os preços estão entre R$ 25.500 e 31.870, a marca reposicionou os preços dos Mille, sua antiga versão, e do Palio para que não houvesse uma briga interna. O carro chega este mês em todas os revendedores Fiat   do  país, e pretende tomar o posto do Volkswagen Gol, modelo que desde 1987 é o carro mais vendido no país, como o líder de vendas, e para isso, aposta no desenho marcante e nos itens de equipamentos para adicionar novas linhas à história do modelo renovado.








Novo Uno: design atrativo, preço e bons equipamentos pretendem ser o grande trunfo do modelo popular da Fiat...
 
 


 
 
... o design tem inspirações nos novos modelos da marca italiana espalhados pelo mundo, como o Panda na carroceria, e o 500 no painel de instrumentos...
 
 
 
... os motores Fire 1.0 e 1.4 litros, foram alterados para receberem mais potência e a nomenclatura EVO, ganhando potência entre 75 e 88 cavalos, respectivamente. 
 
 
 

4 comentários:

De Gennaro Motors disse...

Gostei desse novo ITALIANINHO

Tohmé disse...

Balo, imagina esses bicos de corrida?
Uma categoria monomarca seria super bem vinda.

Alysson Prado "Balo" disse...

É Tohme,seria bom se a Fiat ressuscitasse uma versão Turbinada do Uno, aí sim com alguns toques estéticos que o deixaria ainda mais esportivo, poderia surgir uma categoria monomarca, ou quem sabe uma categoria para carros híbridos, já que a Fiat adora inovar?

Abs, e obrigado pelo comentário Tohmé.

Alysson Prado "Balo"

Ron Groo disse...

Rapaz... A unica coisa que este carro não parece é um Uno.
Mas ficou bonito sim.