segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nas duas rodas: chefe da Land Rover revela planos de um utilitário da marca inglesa com tração dianteira....





A Land Rover sempre foi sinônimo de robustez, força e braveza para superar desafios nas trilhas off–road em todo o mundo. A marca inglesa fundada a mais de 60 anos é hoje um símbolo de tecnologia quando o assunto é utilitários com tração nas quatro rodas. Mas a marca está prestes a mudar o rumo de sua história.

O fabricante inglês, famoso por seus carrões com tração 4x4, está a desenvolver um modelo de tração dianteira. A notícia foi dada pelo próprio diretor da marca, Phil Popham, que revelou uma versão compacta do Range Rover, a classe mais luxuosa dos Land Rover que atravessou quatro décadas no ano passado.

O novo modelo fará parte do plano de contenção de custos de fabricação,e será baseado no conceito LRX que a marca revelou no ano passado.  Além da tração 4X2, o modelo também fará parte da estratégia “ecológica” da marca, que pretende fabricar modelos com motores mais adequados as leis de emissões e redução de consumo de combustível do ato Euro 5, que exige modelos com números de emissões abaixo dos 120g/km.

Por ora 100 engenheiros trabalham no desenvolvimento de soluções de motores menores e híbridos para a marca inglesa. Especula-se que logo, logo os primeiros modelos mais econômicos da Land Rover dêem as caras. O primeiro deles seria o novo Freelander reestilizado que já adotaria a tração 4X2. E para este mesmo modelo a fabricante está desenvolvendo um novo motor TD4 com sistema E Stop aliado a um cambio automático, para economizar combustível.

Até o final deste ano a marca pretende desenvolver protótipos das três linhas atuais da marca com motores híbridos e elétricos, dentre eles uma versão do Range Rover com o elétrico baseado no que será utilizado na nova família XJ da Jaguar, marca irmã também pertencente ao grupo indiano Tata.

Esta versão do Range Rover terá uma caixa de marchas com oito velocidade, e ao contrário de outras soluções de motores Plug-in, a proposta da Land Rover é que seus motores V6 a diesel, e elétrico de 190Nm transfira a força para as rodas diretamente sem transformar o combustível em energia elétrica, e está sendo ajustado para ter uma autonomia de 50 Km com carga total, número um pouco menor que outros motores desenvolvidos com esta tecnologia, já a versão compacta do Range Rover deverá ser revelada no Salão de Paris, em Outubro. 

 
 
 

Nenhum comentário: