Em Julho passado, a Ferrari divulgou um teaser do novíssimo 458 Itália “vestido” à versão Challenge, famosa denominação da marca italiana para versões potentes de seus modelos, geralmente os dotados de motor V8, que tem características de carros voltados a competições, mas só agora o modelo foi oficialmente apresentado ao público.
A fabricante de Maranello aproveitou o Salão do Automóvel de Bolonha na Itália, para apresentar o modelo, bem como informações e outras imagens do modelo, tanto na pista de testes da marca, como do modelo exposto na mostra italiana, que até então ainda estavam secretamente guardadas.
Sob o capô, o motor V8 de 4.5 litros com 570 cavalos de potência, é o mesmo do modelo original, só que recebeu algumas modificações para ficar mais rápido. A tecnologia empregada no motor vem dos bólidos de fórmula 1 da Scuderia Ferrari, dentre as modificações está o controle de tração F1-Trac, além dos freios ABS e o sistema de distribuição da frenagem, que vieram do 599 XX, outro modelo da Ferrari preparado para as pistas, que utiliza freios de carbono Brembo CCM2.
Outras modificações recebidas foram na suspensão do 458 Itália, que ganhou o mesmo sistema dos carros da F1, rodas de alumínio forjado de 19”e calibradas 50 mm mais baixo que a versão convencional. e transmissão mais curta que otimiza o carro quando utilizado nas pistas regulando a sua relação peso-potência.
Aliás, o peso foi uma das preocupações no desenvolvimento do modelo, e para isso recebeu algumas peças confeccionadas em fibra de carbono, vidros substituídos por outros feitos de Lexan, um composto a base de plástico.
O interior possui grade de proteção, bancos esportivos em concha, utilizados no carros de corrida, e cinto de segurança de seis pontos. No volante, além do tradicional “manettino”, há opções dos comandos ABS/ EBD e F1-Trac e E-Diff: off, posição 1 e posição 2, que permite ao condutor optar por controles de estabilidades de acordo com as suas necessidades, como a posição 2, que é utilizada em pistas mais escorregadias ou dias chuvosos.
Entre os trunfos do 458 Itália Challenge, está uma volta na pista de Fiorano, tradicional traçado de testes da marca italiana, com o tempo de 1:16.5, ou seja, dois segundos mais rápido que o seu antecessor, o Ferrari F430 Challenge, em parte graças a sua aderência lateral mais baixa, cerca de 1,6 g , coisas de um carro nascido pras pistas, mas que também pode ter os seus pneus cravados nas ruas e estradas mundo afora.
Ferrari 458 Italia Challenge: finalmente a versão com vocações para as pistas da novíssima 458 Itália, faz o seu debut no Salão do Automóvel de Bolonha, na Itália...
... na pista de Fiorano, a 458 Itália Challenge cravou o tempo de 1:16,5 sendo dois segundos mais rápida que sua antecessora, a F430 Challenge...
... o interior é típico dos carros de competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário