segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

e-Russos: Ë-Mobile revela os primeiros carros híbridos made in Rússia...



A indústria automobilística russa tem se mostrado um tanto inovadora. Basta lembrarmos do super esportivo Marússia, com um visual moderno e cheio de inovações, como a utilização de plástico na carroceria, para diminuir o peso do veículo e conseqüentemente o seu preço, e que em nada lembra os desajeitados modelos da Lada, que estiveram no Brasil no início dos anos 1990.

Hoje a empresa Ë-Mobile, uma joint-venture formada pela empresa ë-Auto e pelo milionário russo Mikhail Prokhorov, que ficou famoso por ser o empresário do time americano de basquete New Jersey Nets, revelou os primeiros veículos da antiga cortina de ferro dotados com tecnologia de motores híbridos.

Trata-se de dois modelos com propostas distintas, mas que podem demonstrar um pouco do que está por vir vindo daquele imenso país, e não é nenhuma ameaça de uma nova Guerra Fria! Mas sim os Ë-microvan, a Ë-fourgoun e o Ë-Cross Coupé. A primeira é um pequeno monovolume, o segundo uma furgoneta, similar a Fiat Fiorino furgão, e o terceiro um utilitário coupé compacto.

Os modelos apresentam uma estética moderna, e bem parecidos com as tendências de design do mercado atual, sobretudo, modelos oriundos da própria Ásia. É quase impossível não notar traços estéticos de modelos como o Nissan 370Z no Ë-Cross Coupé, representado pelos largos pára-lamas e a coluna B, ou do Scion xB na Ë-Microvan, o que acabará atraindo o público jovem.

A montagem da fábrica da Ë-Mobile, terá investimento 150 milhões de euros, e espera-se que sejam fabricadas 100.000 unidades dos modelos por ano.Quanto as informações da motorização e opções de níveis de acabamentos nada fora revelado oficialmente pela marca, apenas que o motor híbrido, funcionará com um propulsor a gasolina e outro elétrico.

Os preço dos modelos estarão na faixa dos 11.000 euros, o que tornará os modelos Ë-Mobile bastante atrativos, populares e quem sabem incentivar outros fabricantes a tornanrem seus veículos mais acessíveis e com tecnologia de motores menos poluentes.    


Ë-Mobile: marca russa apresenta propostas de veículos dotados com motores híbridos e de baixo custo...



... o Ë-Cross Coupé, é um utilitário esportivo com cara de coupé e design similar ao dos carrões da Nissan.



Nenhum comentário: