sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Senhor dos Anéis da próxima década: Audi revela seu novo protótipo para as 24 horas de Le Mans 2011...



Cumprindo o prometido, hoje a Audi revelou as imagens do seu protótipo para as próximas 24 horas de Le Mans, a prova de endurance mais famosa e esperada do planeta e que nesta década teve os protótipos da marca de Ingolstadt nove vezes no podium, incluindo o título deste ano.

O nome do protótipo será R18, e ao contrário de seus antecessores, leia-se R8, R10 e R15 Plus, abandonará a carroceria “open top”, para ganhar pela primeira vez um teto rígido, o que melhora a aerodinâmica do bólido e evita o desgaste físico dos pilotos. Mas ao que parece esta é uma estratégia da Audi frente aos protótipos da Peugeot, que tirou o sono e o título dos “Audi R” no ano passado.

Esse fato foi amarguroso à  Audi, perder a prova para a marca francesa, já que a outra perda se título em Le Mans nesta década, aconteceu em 2003 quando o Bentley Speed 8 venceu os alemães, mas o título ficou em casa, uma vez que a marca inglesa faz parte do conglomerado do Grupo Volkswagen e o desenvolvimento de seus modelos em parte é feita pela Audi

Sem querer dar muitos detalhes de seu novo bólido, a Audi revelou que o R18 terá um motor 3.7 litros V6 TDi e não revelou a força do propulsor nem em potência e muito menos seu torque, apenas que terá um câmbio com seis velocidades, e que utiliza um chassi monocoque de fibra de carbono, o que mantém o peso da carroceria estável e aumenta a sua rigidez. Outra inovação são os faróis dianteiros compostos totalmente por luzes LED, uma inovação que a marca quer introduzir na corrida.

A marca planeja para a prova colocar apenas três pilotos ao volante do R18 durante as 24 Horas de Le Mans. Mas antes da prova francesa, o bólido dos quatro anéis fará uma “escala” nas seis horas de Spa, que acontecerá no dia 24 de Abril de 2011.  Com o carro pronto, falta saber se realmente ele honrará a braveza e durabilidade de seus “irmãos” nas pistas, tornando-se de novo o “Senhor dos Anéis” e das 24 Horas de Le Mans, também na próxima década.


Audi R18 LMP1: o sucessor dos bravos R8, R10 e R15 Plus, terá teto rígido, para melhorar a aerodinâmica e evitar o desgaste físico dos pilotos nas provas de endurance, além de conferir um visual parecidíssimo com o seu arquiinimigo Peugeot 908...








... Todos os ângulos da nova geração dos Audi de Le Mans, indo em busca de mais uma década de vitórias.





5 comentários:

Mauricio Morais disse...

Uai, é o novo carro do Batman?

Alysson Prado "Balo" disse...

kkkkk...não Maurício, o Batman atual prefere os Lamborghinis.

Se bem que são todos da Volks!Quem sabe no próximo filme o Brucce Wayne deixe o Tumbler de lado e entre em cena com um R18?

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Unknown disse...

Belo post Alysson.
Cheguei a separar as fotos e fiquei sem a internet e sem banda para publicar.

O carro ficou muito radical e dá uma impressão de um blindado.

abs

Alysson Prado "Balo" disse...

Obrigado Joel, de fato este novo Audi das corridas ficou bem diferente dos seus antecessores.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Ron Groo disse...

Não parece o capacete do Quack Vader? dos Looney Toones?