terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Invicta: para manter o sucesso iniciado pelos seus enormes sedans, a Buick investirá em carros cada vez menores...











Com o futuro dos carros grandes incerto, e ameaçados principalmente pelas leis de emissões, muitas montadoras estarão apostando em carros cada vez menores e com economia de combustível. A indústria automobilística americana, simbolizada pelas suas enormes “banheiras sobre rodas”, está revendo os seus conceitos.

Uma das três grandes, a General Motors, apresentará durante o salão de Detroit o conceito Invicta, um sedan médio que servirá de base para a próxima geração do Buick LaCrosse, sedan médio da centenária fábrica de automóveis que pertence a GM. O carro segue a plataforma global dos sedans médios da marca, iniciada pelo Opel/Vauxhall Insígnia, vencedor do premio de “Carro do ano” da imprensa especializada européia.

Apesar de ter em sua paleta o sedan grande Lucerne, porém em tempos de crise não seria nada sensato investir em um carro que tenha alto consumo e pouca procura no mercado. Para concorrer com outros sedans médios americanos como os novos Ford Fusion, Mercury Milan e Chrysler Sebring, a subsidiária da GM prepara o seu “midsize”, para 2010, apostando nele como um porto seguro da marca.

A GM estará investindo nos próximos anos em segmentos mais rentáveis. Aí sim o grupo investirá pesado na elaboração de novos projetos e lançamentos de novos automóveis. Vale ressaltar também que a marca Buick tem uma situação estável de vendas no mercado chinês, mesmo ofertando carros um tanto ultrapassados no extremo oriente. Contudo, espera-se que a próxima geração do LaCrosse seja fabricada em território chinês.

Possivelmente o novo LaCrosse entrará em produção no decorrer de 2009, porém com a crise no setor ainda gritante, esse e outros lançamentos possam atrasar. Mas vale lembrar uma coisa, por compartilhar a plataforma com outros GM, o sedan tem grandes chances de entrar em produção em breve, sem contar que o futuro é dos pequenos, sejam eles americanos, asiáticos ou europeus.








Buick Invicta: o conceito é uma prévia para a nova geração do modelo LaCrosse...













... ao utilizar a plataforma dos novos sedans médios da GM, o carro tem fortes chances de ir para a linha de montagem no ano que vem.