sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Flecha de Prata: para fechar a produção do SLR, a Mercedes deve lançar 75 unidades de uma versão Speedster do modelo batizada de "Stirling Moss"...







Com o encerramento da produção do SLR e o fim da parceria com a McLaren, a Mercedes-Benz já está desenvolvendo a próxima geração de seus superesportivos, que desta vez trará as portas “asa de gaivota” similares às usadas nos 300SL da década de 1950.

Para marcar o final da produção do SLR, a fábrica alemã e a sua parceira inglesa estão desenvolvendo uma versão altamente modificada, e com série limitada de apenas 75 unidades de um modelo Speedster do poderoso esportivo. Um protótipo do Speedster será levado ao Salão de Detroit no mês que vem, para avaliar a aceitação do público.

A principal diferença entre esse modelo Speedster exclusivo e o SLR é a carroceria do tipo roofless, sem pára-brisa ou teto, e portas que abrem verticalmente. Projeções do modelo vazaram na rede e, pelo visto, a coisa é séria. O projeto traz semelhanças com o conceito C16 da Callaway, que foi revelado no ano passado.

O condutor e o passageiro serão protegidos apenas por dois pequenos defletores e os dois santantonios localizados atrás dos bancos. Espera-se que essa versão Speedster, possa superar o SLR 722, que alcança 350 km/h. Só para se ter uma idéia, o carro baterá a barreira dos 300 km/h em 26 segundos.

A carroceria do Speedster será feita em fibra de carbono. Esse é o fator principal do bom desempenho do esportivo. O sistema de freios também incluirá discos carbo-cerâmicos além de contarem com um novo sistema de exaustão.

Especula-se ainda que a série receba o nome do famoso piloto inglês, Sir. Stirling Moss, piloto que correu com as famosas flechas de prata dos anos 50, e que também venceu a prova da Mille Miglia com um protótipo 300SLR, em 1955, levando os “asas de gaivota”, para a galeria dos superesportivos de sonhos.


Nada mais louvável, para um piloto cuja a história se confunde com esse fantástico esportivo, que deu origem a vários outros modelos de diversas montadoras, que adotaram o estilo das portas “asas de gaivota” como símbolo de estilo e esportividade.






Mercedes-Benz SLR Speedster " Stirling Moss": protótipo sem capota e pára-brisas terá produção limitadíssima de apenas 75 unidades...

















... o Speedster deve bater o SLR 722 em velocidade máxima...








... o carro parece ter saltado do desenho Speed Racer, mas na verdade lembra o protótipo 300SLR vencedor da Mile miglia de 1955, pelas mãos de Stirling Moss.