quarta-feira, 2 de março de 2011

Tornado revelado: Gumpert e Touring Superleggera revelam o Tornante no Salão de Genebra...


Escolhendo como palco a 81a edição do Salão do Automóvel de Genebra, que teve abertura para a imprensa realizada ontem, a alemã Gumpert finalmente revela as primeiras imagens de seu novo super esportivo, O Tornante, que teve a carroceria desenvolvida pela Carrozzeria Touring Superleggera, de Milão.

Desde o início do ano, que a Gumpert tem divulgado através de teasers o seu novo modelo. A marca ficou conhecida pelo Apollo, outro super esportivo com mecânica da Audi lançado na segunda metade desta primeira década do século XXI.

O Tornante possui o mesmo motor V8 de 4.2 litros Twinturbo da Audi, presente no Apollo, porém no neste novo Gumpert ele rende nada menos que 700 cavalos de potência, em parte graças ao seu chassi que utiliza materiais leves, como fibra de carbono, o que reduziu em 220 quilos o peso deste superesportivo, comparado ao Apollo.

E em comparação ao seu irmão mais velho, o Tornante ganhou 25 por cento mais espaço no interior , como também teve a sua carroceria space frame modificada em para evitar alguns pontos cegos, como na coluna B que recebeu mais 100mm aumentando a visibilidade lateral. As portas em estilo asa de gaivota medem 1.120 mm de comprimento, o que facilita a entrada no “cockpit” deste verdadeiro bólido da Gumpert.

Dentre as inovações, o Tornante recebeu camada dupla nos vidros, para aumentar o isolamento térmico e acústico em seu interior, além de receber também mais um reforço do isolamento acústico no piso do interior e no compartimento entre o motor e a cabine. Os bancos possuem cintos de segurança de quatro pontos, e altura de 20mm a mais em relação ao solo que o Apollo, e também recebeu uma revisão no sistema de ar condicionado.

O câmbio seqüencial TT40e, com trocas através de borboletas localizadas atrás do volante, garante trocas em 40 milésimos de segundo, transmitindo todo poder do V8 Twinturbo às rodas traseiras. A suspensão possui duplos triângulos localizados em cada uma das rodas com molas e amortecedores em um sistema de hastes transversal. As rodas de 19 polegadas na dianteira, foram devidamente calçadas por pneus Michelin Pilot Spot Super 265/35; já as rodas traseiras são de 20 polegadas e os mesmos pneus com mudança em suas dimensões, 345/30.

Algumas informações como preços, datas de lançamento e números de performances, não foram divulgados nem pela Gumpert, e muito menos pela Touring Superleggera, mas especula-se que o Tornante atinja a marca dos 300 km/h, mas pelo visto tanto o carro quanto as informações logo ganharão as ruas e as páginas, respectivamente.     


Gumpert/ Touring Tornante: superesportivo feito numa parceria entre a fábrica alemã e a famosa carroceria milanesa, finalmente tem imagens reveladas oficialmente...




.. o Tornante virá para aumentar a oferta da Gumpert, que atualemente conta com o Apollo como seu principal  representante, e para isso vitaminou o motor Audi V8 de 4.2 litros Twinturbo, para que desenvolvesse 700 cavalos de potência...



... belos pormenores do modelo: as tomadas de ar laterais e da coluna C e extratores de ar traseiros. 



Nenhum comentário: