terça-feira, 22 de março de 2011

Segurança alemã: depois do Mercedes SLS AMG na F1,mais dois safety-cars alemães entraram em cena este ano...



A Alemanha talvez dispute com a Itália o posto de pátria dos modelos super esportivos. Embora a primazia dos primeiros veículos automotores tenha se dado na pátria germânica, a península itálica também é responsável pelo desenvolvimento de grandes marcas, sobretudo com vocações esportivas.

Mas se os carrões fazem bonito nas pistas, restou para os modelos alemães assegurá-las este ano. Além do Mercedes SLS AMG servir de safety-car durante as provas de F1, dois outros modelos da terra do chucrute também assegurarão mais dois campeonatos, o da American Le Mans Series e o campeonato de Moto GP neste ano.
 
Os dois foram revelados no último final e semana, porém nas pistas quem apareceu primeiro foi o Porsche Panamera Turbo, que fez sua estréia nas 12 Horas de Sebring na Flórida, Estados Unidos. A prova foi vencida pelo Peugeot 908 HDI FAP, guiado pelo trio de pilotos formado por Nicolas La Pierre, Loic Duval e Olivier Panis.

O Panamera “madrinha” é equipado com um V8 de 4,8 litros twinturbo, com 500 cavalos de potência, que acelera de 0 a 100 Km/h em menos de 4 segundos, e alcança uma velocidade máxima de 303 Km/h. O carro é equipado com um câmbio PDK de dupla embreagem que resulta em trocas de marchas mais suaves, sem haver redução na aceleração, além de um menor consumo de combustível.

Já as corridas do campeonato MotoGP contarão este ano com o reforço de um fantástico BMW Série 1 M. O pequeno coupé da marca alemã, foi escolhido como o Safety-Car desta temporada, que recebeu uma pintura que relembra outros carrões da marca bávara  como o M1 e os CLS, que adentraram nas pistas, geralmente competindo e não apensa seguindo de “guarda” delas.

O modelo sofreu algumas modificações, como a suspensão adaptativa para as pistas e amortecedores esportivos, que se podem ser ajustados a depender do circuito. As janelas laterais e traseira são de policarbonato, e o capô e feito em fibra de carbono. O escapamento também  agora passa a ser de titânio, e para melhorar a aerodinâmica, uma asa traseira foi inserida, bem como um novo difusor dianteiro também fora colocado.

Sob o capô, o motor seis cilindros de 3.0 litros Twinturbo  com 345 cavalos, fará o modelo ficar literalmente na frente das super motos que participam do campeonato, que neste domingo teve a vitória de Casey Stoner e sua Honda, já o famoso Valentino Rossi e sua Ducati, conquistaram o sétimo lugar.

Estas são provas de que os super esportivos alemães não são lembrados apenas pelas boas performances, ou  todo o aparato tecnológico colocado em seus desenvolvimentos, eles também assumem o posto de segurança das pistas, e pelo visto fazem bem o serviço, já que é quase que monopolizante estarem presentes em vários campeonatos, o que leva muitos fãs dessas belas máquinas de sonho ao delírio.


Porsche Panamera Safety Car ALMS: o coupé quatro portas da marca alemã é agora o carro oficial do American Le Mans Séries, que teve início no último domingo com as 12 Horas de Sebring , na Flóridas, Estados Unidos... 





... já para a BMW, restou colocar o Série 1 M  para 'vigiar' os circuitos durante a temporada MotoGP deste ano, com muito estilo e pintura que relembra outros modelos de competição da marca bávara de outrora.



Nenhum comentário: