terça-feira, 1 de março de 2011

"Cuorezinho"!: Alfa revela o 4C, seu conceito de coupé compacto, em Genebra...



Ano passado a Alfa Romeo chegou em Genebra celebrando o seu primeiro centenário. A marca de Milão comemorou a ocasião levando concept cars como o Pandion, desenvolvido pelo Estúdio Bertone, e que acabou se tornando uma das principais atrações da mostra suíça.

Este ano a história se repete. Porém a marca está apresentando um único conceito, o 4C Concept, um estudo da marca italiana para adentrar no segmento dos coupés compactos, dominado atualmente por modelos como Lotus Exige. O 4C também servirá como uma versão mais em conta do 8C Competizione, o grande coupé da Alfa Romeo, que recebeu muitos elogios da crítica especializada, sobretudo na questão design.

As linhas do 4C repetem as do 8C, é quase que inevitável não assimilar os dois esportivos  Alfa, porém em proporções menores, e também utiliza matérias leves na sua construção,  como fibra de carbono e alumínio, contribuindo para o seu baixo peso, cerca de 850 kg, melhorando o desempenho do pequeno esportivo.

E por falar em desempenho, o 4C Concept possui um motor quatro cilindros de 1750cc, com turbo compressor e injeção direta de combustível, que rende 200 cavalos de potência. O baixo peso ajudou o conceito a conseguir marcas como ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos, e atinge 250 km/h de velocidade máxima.

A transmissão é a famosa TCT desenvolvida pela Alfa Romeo com câmbio com dupla embreagem e tração traseira, incluindo um seletor no console central com várias funções, incluindo modos de condução esportivo ou mais suave.

Mas o melhor de tudo, é que a Alfa pretende lançar o 4C em meados de 2012. Esta também seria uma estratégia da marca de voltar ao exigente mercado norte-americano, e como estilo é uma das principais razões para a compra de modelos na terra do Tio Sam, essa seria uma boa razão para o retorno da marca do Cuore Sportivo na América do Norte.      



Alfa Romeo 4C Concept: estudo de coupé compacto da marca italiana impressiona pelas linhas e pela agilidade de seu motor quatro cilindros de 200 cavalos (Imagens Autoblog.com)...



... a leveza da carroceria contribui para as boas performances deste conceito que deverá ganhar as ruas em 2012.    



Nenhum comentário: