Se em 2008 a Tata Motors roubou a cena do Salão de Genebra ao apresentar o Nano, carro que seria "o mais barato do mundo" e que utilizava matérias mais simples como plástico em seu desenvolvimento, na mostra deste ano a marca indiana tenta roubar de novo os holofotes com o seu conceito Pixel.
Se a empresa não conseguiu vender o Nano pelos €15.000, como se esperava na época em que fora apresentado, e que devido as normas de segurança no mercado europeu, o pequeno carro indiano teve de ser revisto e receber inserções de novos materiais mais seguros que possibilitassem o modelo adentrar no velho continente, conseqüentemente, seu preço teve de ser alterado também.
O design do Pixel é mais que uma evolução, comparando-se ao Nano, e foi desenvolvido pelos designers da base indiana da Tata Motors, e conta com ousadas portas tesouras e ampla área envidraçada, incluindo teto panorâmico. O interior é mais voltado a mobilidade do espaço que ao luxo.
Sob o capô, um motor três cilindros de 1.2 litros turbodiesel dotado do sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro está parado e o religa ao dar ao pisar no acelerador, tecnologia que garante uma economia maior de combustível, bem como baixos níveis de emissões de CO2, que segundo a Tata, são de 89g/km.
Outra novidade é o engenhoso sistema que em manobras em curvas mais sinuosas, que faz avançar a roda traseira que está na trajetória da curva ao mesmo tempo que recua a do outro lado. Este sistema foi desenvolvido para maximizar as manobras em uma curva, uma vez que o Pixel necessite de apenas 2,6 metros para dar uma volta completa.
Ainda não se sabe se a Tata Motors levará o Pixel à frente, mesmo ele apresentando um passo bem mais largo e até certo ponto ousado face ao Nano, mas a marca ainda pretende lançar um carro com o preço mais baixo do planeta, tarefa que o Nano não conseguiu cumprir, será que o Pixel viria retomar esta demanda?
Tata Pixel Concept: depois de revelar o carro "mais barato do mundo" no Salão de Genebra 2008, a Tata Motors retorna com uma proposta ousada de um micro carro...
... o carro possui um motor turbodiesel de 1.2 litros e sistema start/stop,outra novidade é o seus sistema que em curvas mais sinuosas salienta uma das rodas traseiras e recua a outra para melhorar a manobra, devido ao raio de 2,6 m em curvas disponibilizados pelo Pixel...
... como no Nano, o interior não foi criado para ter muito luxo, mas sim mobilidade, que segundo a marca carregará até 4 adultos.
2 comentários:
Lindo carrinho. O nome também é um achado, como ninguém pensou nisso antes?
Mas acho que não vão tocar o projeto adiante, pois é muito ousado e de difícil fabricação a começar pelas portas e o grande para-brisa panorâmico.
concordo Maurício, mas que a marca indiana inovou, inovou... e mais uma vez.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Postar um comentário