terça-feira, 1 de março de 2011

As asas da SAAB: marca sueca revela conceito esportivo híbrido PhoeniX em Genebra...


Semana passada a Saab comemorou um ano de sua independência do Grupo General Motors. A marca sueca que estava sob o controle da gigante americana desde o início dos anos 1990, foi vendida para a holandesa Spyker, que acaba de vender a sua parte de superesportivos ao bilionário banqueiro russo Vladimir Antonov.

Unindo o útil ao agradável, inclusive com o know-how da Spyker no desenvolvimento de modelos superesportivos, a Saab está  levando ao Salão de Genebra o conceito PhoeniX, dando continuidade ao Aero-X, conceito de modelo supersportivo que a marca havia apresentado em 2006, e havia chamado atenção pela abertura de suas portas.

Desta vez as portas aberm no estilo “borboleta”, uma solução menos espalhafatosa, e mais viável á produção que as do AeroX, que abriam junto com o pilar do pára-choque dianteiro. As colunas A e C formam uma espécie de asas, que fazem referência a própria história da Saab, que começou na industria aeronáutica e hoje produz além de aviões, outros veículos também.

Em termos mecânicos, o PhoeniX possui um propulsor híbrido, composto por um motor a  gasolina de 1.6 litros com turbocompressor com 200 cv, desenvolvido pela BMW e um elétrico de 25 kw (cerca de 34cv), dispostos nas partes dianteira e traseira, respectivamente, fazendo rodar suas respectivas rodas.

A engenharia do motor permitirá ao condutor escolher entre os modos de condução ECO, que dá prioridade ao baixo consumo de combustível e emissões; Sport, para performances maiores e Traction, com maior estabilidade e aderência em pisos mais escorregadios. Segundo a Saab, o conceito conseguiu marcas como ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e no ciclo combinado do motor, consegue níveis de emissões como 119g/km e consumo médio de apenas 4,16l/100km.

Interiormente, o PhoeniX apresenta-se como um coupé 2+2, que investe nos sistema de navegação e lazer através do sistema IQon, que utiliza tecnologia similar ao sistema operacional Android, e que em breve deverá está presente nos futuros modelos da Saab. Por ora o Phoenix não passa de um conceito, mas a Saab tem planos de ter um superesportivo em sua linha, e agora com a parte esportiva da Spyker vendida, este desejo pode se tornar realidade.             



Saab PhoeniX Concept: a marca sueca está investindo no desenvolvimento de um superesportivo, e o seu conceito mostrado em Genebra utiliza muitas inovações, sobretudo sob o capô, que utiliza tecnologia de motor híbrido...





...as linhas aerodinâmicas recebeu elementos que lembram aeronaves, primeiro meio de transporte fabricados pela Saab.  



Nenhum comentário: