domingo, 20 de março de 2011

Esportivo exótico: BAC Mono surge como uma proposta de track car no Reino Unido...


Surpreender parece ser uma das principais apostas da indústria de modelos super esportivos, um mercado onde não apenas as boas performances devem impressionar, como também a ousadia e estilo, e é por isso que muitos fabricantes investem neste segmento, sobretudo os fabricantes quase que artesanais oriundos  do Reino Unido.

No passado a Lotus surpreendera a todos com o lendário seven, parece ter criado escola. Não apenas pelas réplicas do modelo hoje fabricadas pela Caterham, mas também por modelos como o austríaco X-BOW da KTM ou Ariel Athom.

Mas agora um novo modelo pretende roubar a cena no cenário dos ‘monopostos de rua’. A Briggs Company Automotive, revelou no final da semana passada imagens de sua proposta de um track car com cara de um legítimo monoposto de corridas. O modelo possui um chassi tubular de aço e carroceria em fibra de carbono, combinação feita para que a relação peso potência se encaixasse perfeitamente.

 E por falar em potência, o BAC Mono, como o veículo é chamado, consegue render 280 cavalos de um motor quatro cilindros de 2.3 litros desenvolvido pela Cosworth, que junto com um câmbio seqüencial de seis velocidades conseguem fazer o Mono alcançar performances como ir de 0 a 100 km/h em míseros 2,8 segundos, e alcançar uma velocidade máxima acima dos 270 km/h.

O modelo parece bastante interessante, senão fosse por um detalhe. A  Briggs Company Automotive não sabe ao certo se o produzirá em grande escala. Por ora a marca divulgou que já recebeu 10 encomendas do Mono, e que este ano pretende produzir cerca de 35 unidades do monoposto, mas garantiu que a fábrica tem capacidade para produzir 50 unidades por ano. Já o preço desse brinquedo de gente grande, está em torno das  £80.000, na Inglaterra! 


BAC Mono: mais uma jóia na corôa da indústria automobilística do Reino Unido, com cara de monoposto de corrida e performances impressionantes...



...a relação peso potência do Mono chega a ser maior que a do Bugatti Veyron.



Nenhum comentário: