Nem a Suíça, e muito menos a cidade de Genebra, podem não sediar alguma marca de renome em seus territórios, mas o Salão Internacional de Genebra aglomera todos os grandes fabricantes da Europa e do Mundo, que nos 10 dias do evento se esforçam para chamar a atenção dos visitantes, que se acotuvelam para chegar perto das máquinas que conceitualmente ou em fase de pré-lançamento são as principais estrelas desse que é um dos principais salões de automóveis do planeta, tanto que está comemorando seus 81 anos de existência.
E a Volkswagen, que tem sede na vizinha Alemanha e braços por quase toda a Europa, mostrará no evento conceitos de quase todas as suas divisões, alguns inclusive servirão de base para novos modelos das marcas que compõem o grupo, como é o caso do VisionD Concept da Skoda, e o IBX da Seat.
Skoda VisionD Concept
A marca tcheca do Grupo Volkswagen escolheu Genebra para apresentar o seu novo conceito, que definirá as próximas linhas da fabricante. A carroceria apresenta modernidade, mas sem deixar de lado traços característicos da Skoda como os ângulos de suas linhas.
A marca que está comemorando os seus 110 anos de existência, buscará uma nova estética neste conceito, inclusive na logo, que agora ficou monocromática. Um dos detalhes que chama a atenção são os faróis mais estreitos na dianteira, o teto mais alto e a aplicação de matérias não muito sofisticados no interior, para baratear os custos em seu desenvolvimento.
Mas nem por isso inovações como display multi-funções, ficaram de fora do conceito da Skoda, que possivelmente terá motor híbrido ou elétrico, informações ainda não confirmadas pela marca, e que deverão ser reveladas com a abertura da mostra suíça.
Skoda VisionD Concept: conceito que revela as novas linhas da Skoda , tem materiais menos sofisticados em sua construção, mas nem por isso deixará a tecnologia de lado.
Seat IBX Concept
Que a marca espanhola estava a desenvolver um SUV compacto isso já não era novidade. Mas o conceito que a Seat levará ao Salão de Genebra parece não se tratar de apenas mais um SUV, tecnologias avançadas deverão ser incorporadas ao conceito.
Uma delas é o motor dotado de tecnologia híbrida, e que deverá ter níveis de emissões e consumo baixíssimos, como 2,9 l/100 km, em média, e apenas 70 g/km de emissões de CO2 na atmosfera.
O conceito da Seat está sendo desenvolvido para de fato ganhar as ruas, não com todas essas inovações tecnológicas, mas por ter dimensões e outros elementos similares ao futuro Audi Q3, o IBX poderá de fato entrar em produção, como uma resposta da marca ao Ford Kuga, SUV compacto que conquistou os europeus e que ainda não encontrou concorrentes à altura, será que este espanhol baterá de frente ao modelo alemão?
Seat IBX: depois do IBZ, a marca espanhola revela agora o IBX com motor elétrico e com sérias possibilidades de entrar em produção.
Volkswagen Bulli
A própria Volkswagen também aproveita a ‘festa’ para revelar também os seus conceitos. E para Genebra como haverá prometido levará uma nova encarnação da famosa van Kombi, um dos veículos mais conhecidos da marca, assim como o Fusca, e que serve de meio de transporte de passageiros em quase todo o planeta.
O nome desse conceito é Bulli, uma das várias nomenclaturas que a van da Volkswagen recebeu mundo a fora. O conceito parece uma continuação do Microbus, mais uma idéia da marca alemã apresentada anos atrás em substituição à famosa van.
Externamente a Bulli ganhou o aspecto ‘saia e blusa’, famoso nos idos anos 1950, e que dividia a carroceria dos automóveis em duas cores, geralmente uma mais clara e outra mais escura, além do capô em “V” como no modelo clássico, porém o capô é saleinte, ao contrário do chapado presente na Kombi original.
O interior reflete o minimalismo do antológico modelo da Volks, porém com um IPad localizado no centro do painel, e que ajusta o ar condicionado, sistema de som e o navegador, e conta com apenas duas fileiras de assentos. Sob a carroceria, se esconde um motor elétrico de 85 kw (115 cv) movido a baterias de íons de lítio, que rende números como autonomia de 185 Km, aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima limitada aos 140 km/h.
O modelo também deverá entrar na linha de vans da marca, que atualmente conta com a Caddy, Touran, Sharan e Caravelle, uma vez que sua fabricação parece ser viável, a única questão é saber quando a Volks o lançaria, porque o público com certeza aceitaria de braços abertos essa nova encarnção da Kombi.
Volkswagen Bulli: conceito da nova encarnação da Kombi, tem linhas que remetem ao modelo original e motor elétrico...
... o interior pode até ser minimalista, mas o IPad no console central é um dos artefatos que demonstram a praticidade de seus elementos.
Volkswagen TEX
O TEX é um coupé conceitual desenvolvido pelo renomado estúdio italiano de design Giugiaro. No ano passado o Grupo Volkswagen havia comprado a Italdesign, empresa de Giorgetto Giugiaro, e o TEX parece ser o primeiro fruto da casa italiana para a marca alemã.
O estúdio o define como “uma interpretação dos Volkswagens esportivos do amanhã”, mesclando características de um modelo coupé vestido à hatchback, embora seja inegável ver muito do atual Scirocco no modelo.
Sob o capô, um motor com a tecnologia plug-in desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, e batizada de Twin Drive, que conta com um motor a explosão 1.4 TSI e um propulsor elétrico de 85 kw, que segundo a marca, a mistura revela performances como ir de 0 a 100 km em 6 segundos e velocidade máxima de 220 Km/h. Já a autonomia, chega a 35 Km .
O TEX poderá não entrar em produção, mas muitas das inovações do modelo deverão estar presentes nas próximas gerações de coupés compactos da Volkswagen, porém uma coisa chama a atenção neste conceito. A sua própria concepção apresenta-se mais como um protótipo que um carro conceitual. Estaria a Volks pensando seriamente em lança-lo?
Giugiaro Volkswagen TEX: primeiro conceito feito pelo estúdio italiano após a compra da marca alemã, mescla as linhas de um coupé numa carroceria hatchbak...
...além do TEX, a Volkswagen e o estúdio italiano também prepararam outro conceito, o Go!, uma versão mais familiar, e com quatro portas, do TEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário