quarta-feira, 9 de março de 2011

Sonho esloveno: Shayton Equilibrium, por ora um sonho, mas que poderá tornar-se realidade em breve...


Quando a gente imagina que a safra de superesportivos do ano já está completa, eis que sempre aparece um novo modelo, que nos revela que ela está apenas revelando os bons frutos e resultados de vendas neste nicho que apesar de caro é um dos que mais apresenta novos lançamentos.

E pra quem achava que o leste europeu só fabrica carros ‘quadradões’, sem estilo ou que nunca carregaria sob o capô um potente propulsor, ou avançados itens tecnológicos se enganou. Depois do sucesso da russa Marussia e seus esportivos, outra marca oriunda de um dos países que faziam parte da cortina de ferro, parece está nascendo.

A desconhecida, e até o momento virtual, Shayton revelou mais projeções do Equilibrium, superesportivo que pode se tornar realidade. Ao menos é o que espera a marca eslovena, que está movendo esforços para que o modelo saia do papel.

As renderizações mostram um super carro de peso, capaz de amedrontar muitos outros modelos de sonho dos principais fabricantes desse segmento. Estilisticamente, o Shayton Equilibrium mais parece uma colcha de retalhos com elementos que lembram a Ferrari Enzo e seu “primo”, o  Maserati MC-12, bem como também chega a trazer traços do Aston Martin One-77 em suas enormes tomadas de ar laterais.

O perfil baixo da carroceria chega a empolgar qualquer fã de superesportivos, ainda mais quando as pretensões da marca é colocar um motor longitudinal central V12, que geraria mais de 1.000 cavalos de potência, e conseguir proezas como ir de 0 a 100 km/h em míseros 2,9 segundos e velocidade máxima beirando os 350 km/h.

A carroceria seria confeccionada em fibra de carbono e contaria com freios Brembo nas quatro rodas, essas gigantescas chegando a medir 20 polegadas nas rodas dianteiras e calçadas com pneus de 265mm, e na traseira rodas de 21 polegdas e pneus de 235mm. O interior de couro Alcantara e elementos em fibra de carbono ou alumínio escovado fariam as “honras” da cabine, além de um sistema de som Bang & Olufsen.

De fato parece um sonho, os tantos detalhes minunciosos e a potência e performances do Shayton Equilibrium, ainda mais quando se esperam 20 unidades do modelo por ano, mas a espera maior é pra que sonhos como esse ganhem as pistas e estradas do mundo, antes que o projeto envelheça e o sonho se torne um pesadelo.          



Shayton Equilibrium: depois do sucesso da Marússia, a marca eslovena também sonha em fabricar o seu superesportivo ...


... o interior é bem futurístico e une materiais de alto padrão como bancos em couro Alcantara e detalhes em fibra de carbono ou alumínio escovado...



...por ora o modelo é apenas uma renderização, mas os planos de produção e o projeto estão bem amadurecidos e prontos para ganharem vida. 



Nenhum comentário: