quinta-feira, 10 de março de 2011

Anéis ao gelo: Audi RS6 desbanca o recorde de velocidade no gelo estabelecido pelo Bentley Continental Supersports no mês passado...


Que recordes sempre são quebrados, isso é fato. Alguns demoram um longo tempo para que uma nova marca seja estabelecida, outros um tempo mais curto é exigido. Um exemplo de curto tempo aconteceu ano passado quando uma Ferrari 599XX quebrou o recorde de volta mais rápida nos quase 21 km do circuito de Nürburgring , na Alemanha, em 6 minutos e 58 segundos no mês de Abril de 2010, e três meses mais tarde um Pagani Zonda R quebrou o recorde do mesmo traçado em 6 minutos e 47 segundos.

No mês passado, a Bentley havia quebrado seu próprio recorde mundial de velocidade no gelo, ao levar um modelo Continental Supersports conversível à gélida região do Mar Báltico, no nordeste da Europa, para cravar 330 km/h de velocidade máxima. A proeza foi feita pelas mãos do piloto de rali Juha Kankkunen, e recebeu uma série especial comemorativa do modelo durante o Salão de Genebra. 

Mas isso é coisa do passado, pois a Audi acaba de bater o recorde de velocidade no gelo com um RS6, que alcanço nada menos que 331,6 km/h numa pista especial de 16 quilômetros nas redondezas da parte congelada do Golfo de Bótnia que, assim como o Mar Báltico, também fica na divisa entre a Suécia e a Finlândia.   

O modelo utilizado pela Audi possuía algumas alterações, como pneus próprios para deslizar no gelo, desenvolvidos pela em presa finlandesa Nokian Tyres, a mesma que em 2007 desenvolveu os pneus para o Continental GT que quebrou o mesmo recorde na época, chegado aos 322 km/h no gelo, além de gaiola de proteção do piloto no interior e algumas modificações na aerodinâmica do modelo, além de um pára-quedas montado na traseira do sedan.

O carro foi guiado por outro astro dos ralis, o também finlandês Janne Laitnen, que tirou o título do Bentley guiado pelo seu conterrâneo. Há suspeitas de que o motor do RS6 recordista tenha sido modificado, uma vez que suas especificações não tenham sido reveladas. Por outro lado resta um feliz coincidência, a Bentley apesar de ser inglesa é comandada pela marca alemã das quatro argolas, ou seja mesmo mudando o modelo recordista, quem acabou vencendo foi sem sombra de dúvidas a equipe de engenheiros da Audi.


Audi RS6 Ice Speed Record: um mês depois do Bentley Continental Supersports quebrar o recorde de velocidade no gelo, o sedan alemão vai a forra e toma o posto do modelo inglês...


... o Audi RS6 recordista tinha uma série de modificações, dentre elas os pneus especiais desenvolvidos pela em presa do ramo pneumático Nokian, a mesma que em 2007 deu o mesmo recorde ao Bentley Continental GT...

... A equipe da Audi comemora os 331,6 Km/h do modelo na pista de gelo de 16 quilômetros no Golfo de Bótnia, localizado entre a Suécia e a Finlândia.    




Nenhum comentário: