quinta-feira, 24 de março de 2011

Plug-in plugado!: Fisker anuncia a produção do sedan híbrido Kharma...



Desde 2008 que a Fisker ensaia o lançamento de seu sedan plug-in, o Kharma, veículo que na época representou um avanço devido o seu motor com tecnologia plug-in, e que teve contratempos para entrar em produção como a crise no setor automobilístico, que abalou muitos fabricantes e refez um novo cenários no mundo automotivo, o dos veículos de baixo consumo e níveis de emissões de gases poluentes.

Mas passada a crise, agora a Fisker parece ter retomar o seu ambicioso projeto. Esta semana a fabricante da Califórnia finalmente anunciou que vai produzir o Kharma em larga escala. A Fisker pretende entregar cerca de 7.000 unidades do Kharma até o final do ano.

Mesmo tendo seu projeto totalmente desenvolvido na Califórnia, a Fisker montará o Kharma em Uusikaupunki, na Finlândia, numa estratégia de produção terceirizada pela Valmet, empresa sediada no país escandinavo que também fabrica alguns modelos Porsche.

O Fisker Kharma utiliza o sistema Q-Drive de propulsão híbrida, desenvolvido pela Quantum Technologies, que utiliza um motor a combustão de 2.0 litros, da General Motors, com 260 cavalos de potência, que serve de gerador para recarregar as bateria de íons de lítio que alimentam os dois motores elétricos, que juntos emanam 408 cv! A autonomia de combustível é de aproximadamente 80 Km, mas esse valor pode ser aumentado para 550 Km quando utiliza o ciclo combinado entre os motores elétricos e o propulsor a combustão. 

Até agora a Fisker recebeu cerca de 3.000 encomendas do Kharma, com  as primeiras unidades marcadas para serem entregues no próximo mês de Junho. Além do sedan plug-in, a versão sem capota do modelo da marca americana também poderá entrar em produção, com duas portas a menos e espaço mais limitado no porta-malas.



Fisker Kharma: depois de uma longa espera, a marca americana finalmente produzirá o seu sedan plug-in...



... até o final do ano 7.000 unidades do Kharma deverão ser entregues, com as primeiras unidades recebidas no mês de Junho.  

        

Um comentário:

Tohmé disse...

Belíssimo carro Balo.