Cumprindo o prometido, hoje a Audi revelou as imagens do seu protótipo para as próximas 24 horas de Le Mans, a prova de endurance mais famosa e esperada do planeta e que nesta década teve os protótipos da marca de Ingolstadt nove vezes no podium, incluindo o título deste ano.
O nome do protótipo será R18, e ao contrário de seus antecessores, leia-se R8, R10 e R15 Plus, abandonará a carroceria “open top”, para ganhar pela primeira vez um teto rígido, o que melhora a aerodinâmica do bólido e evita o desgaste físico dos pilotos. Mas ao que parece esta é uma estratégia da Audi frente aos protótipos da Peugeot, que tirou o sono e o título dos “Audi R” no ano passado.
Esse fato foi amarguroso à Audi, perder a prova para a marca francesa, já que a outra perda se título em Le Mans nesta década, aconteceu em 2003 quando o Bentley Speed 8 venceu os alemães, mas o título ficou em casa, uma vez que a marca inglesa faz parte do conglomerado do Grupo Volkswagen e o desenvolvimento de seus modelos em parte é feita pela Audi.
Sem querer dar muitos detalhes de seu novo bólido, a Audi revelou que o R18 terá um motor 3.7 litros V6 TDi e não revelou a força do propulsor nem em potência e muito menos seu torque, apenas que terá um câmbio com seis velocidades, e que utiliza um chassi monocoque de fibra de carbono, o que mantém o peso da carroceria estável e aumenta a sua rigidez. Outra inovação são os faróis dianteiros compostos totalmente por luzes LED, uma inovação que a marca quer introduzir na corrida.
A marca planeja para a prova colocar apenas três pilotos ao volante do R18 durante as 24 Horas de Le Mans. Mas antes da prova francesa, o bólido dos quatro anéis fará uma “escala” nas seis horas de Spa, que acontecerá no dia 24 de Abril de 2011. Com o carro pronto, falta saber se realmente ele honrará a braveza e durabilidade de seus “irmãos” nas pistas, tornando-se de novo o “Senhor dos Anéis” e das 24 Horas de Le Mans, também na próxima década.
Audi R18 LMP1: o sucessor dos bravos R8, R10 e R15 Plus, terá teto rígido, para melhorar a aerodinâmica e evitar o desgaste físico dos pilotos nas provas de endurance, além de conferir um visual parecidíssimo com o seu arquiinimigo Peugeot 908...
... Todos os ângulos da nova geração dos Audi de Le Mans, indo em busca de mais uma década de vitórias.
5 comentários:
Uai, é o novo carro do Batman?
kkkkk...não Maurício, o Batman atual prefere os Lamborghinis.
Se bem que são todos da Volks!Quem sabe no próximo filme o Brucce Wayne deixe o Tumbler de lado e entre em cena com um R18?
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Belo post Alysson.
Cheguei a separar as fotos e fiquei sem a internet e sem banda para publicar.
O carro ficou muito radical e dá uma impressão de um blindado.
abs
Obrigado Joel, de fato este novo Audi das corridas ficou bem diferente dos seus antecessores.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Não parece o capacete do Quack Vader? dos Looney Toones?
Postar um comentário