Antes os utilitários esportivos eram considerados veículos com bom espaço para bagagens, ou uma opção ‘extra grande’ de um veículo familiar, mas sem perder a elegância de também ser utilizado para transportar pessoas a eventos um pouco suntuosos, como casamentos ou premiações, mostrando bem a sua vocação “utilitária” e esquecendo um tanto da esportividade.
Mas no final dos anos 1990 pra cá, o sobrenome “esportivo” de fato vem ganhando uma nova conotação ao nicho que estes veículos pertencem. Hoje não é raro encontrar opções bem mais esportivas dos SUVs, com motores que geram potências de dar inveja a muitos coupés esportivos.
Um exemplo disso são as versões mais ‘apimentadas’ de modelos como Porsche Cayenne, e sua versão turbo, ou as v10 do Volkswagen Touareg e V12 TDi do Audi Q7. E foi pensando em enfrentar as concorrentes que a preparadora inglesa Project Kahn e a famosa fábrica de motores de veículos para competição Cosworth, resolveram encrementar o Range Rover Sport, utilitários esportivo top de linha da inglesa Land Rover.
As empresas que se juntaram há dois anos para preparar veículos, apresentaram sua versão para o Range Rover Sport TDV8, versão turbodiesel do modelo inglês. Uma das principais mudanças feita no utilitário, vem da Cosworth, que melhorou o motor V8 a diesel de 4.4 litros, para que gerasse nada menos que 500 cavalos de potência, vale ressaltar que a versão original possui 313 cv.
As mudanças estéticas ficam por conta do aparato aerodinâmico da Project Kahn, que inclui as enormes tomadas de ar no pára choque dianteiro, saias laterais cromadas e as enormes rodas de 22 polegadas. Os amortecedores também receberam modificações, para combinar com a esportividade do modelo. No interior, revestimentos em couro dos assentos e detalhes em alumínio fazem a diferença nesta versão do Range Rover Sport.
Pelo visto o Range Rover desenvolvido pela parceria de dois grandes especialistas em esportividade do Reino Unido, parece ter conseguido alcançar o seu alvo. Resta saber agora os preços dessa belezura, que com certeza deverão ser acrescentados metade do preço de um Range Rover Sport convencional, mas vale pela esportividade, item que nem mesmo a versão Sport do modelo inglês consegue realmente demonstrá-la.
Range Rover Sport Kahn Project/Cosworth: versão exclusiva do utilitário esportivo inglês o eleva a realmente à esportividade...
... o motor V8 de 4.4 litros turbo-diesel que rendia 313 cavalos no Range Sport convencional, agora gera 500, depois que Cosworth fez as devidas modificações...
... no interior, o luxo fica por conta do estofamento em couro perfurado e pelos detalhes em alumínio.
Um comentário:
balo, o interior é um luxo só. Lindo demais.
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