sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Plug-in alemão: BMW anuncia produção de um super carro baseado no conceito Vision Efficient Dynamics...



No Salão do Automóvel de Frankfurt do ano passado a BMW surpreendeu aos presentes com o conceito VED (Vision Efficient Dynamics), proposta de veículo que une performance e baixas emissões de CO2 utilizando um motor com tecnologia ‘Plug-in’, que une um motor a baterias recarregáveis por combustível.

Hoje a marca bávara anunciou que em 2013 fará um modelo de produção baseado no conceito, e já está fazendo testes com um protótipo do modelo. Com esta notícia aqueles que esperavam o retorno dos antológicos M1, pode esquecer. Mas o carro servirá de base para uma geração de super carros dotados de motores plug-in.

O que mais surpreende no Vision Efficient Dynamics é o seu motor três cilindros de 1.5 litros turbo-diesel e injeção direta de combustível, que junto com um par de motores elétricos desenvolvem uma potência de 241 kw e 328 cavalos. Outros números também impressionam como o nível de emissões de CO2 que chegam a 50 g/km, e as boas performances chama a atenção, o VED faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e alcança velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Mas tanta tecnologia não é barata, o carro deverá custar em média algo em torno dos US$ 200.000, mesma faixa estipulada pelos seus futuros conocrrentes, leia-se Audi e-tron, Porsche 918 RS Spyder e Mercedes SLS E-cell, modelos da próxima elite dos “superesportivos conscientes”, que alia potência e tecnologia em busca de fontes de energia renováveis e mais ‘plugadas’ na ecologia. 



BMW Vision Efficiente Dynamics: conceito de super carros com motor Plug-in deverá ganhar vida em 2013, e a marca alemã já faz testes com um protótipo...




... o modelo tem uma boa relação peso potência, o que faz com que alcance números impressionantes como ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima limitada aos 250 km/h...

(foto: Ron Groo)

...o conceito está sendo exposto no Salão do Automóvel de São Paulo 2010, que se encerra neste domingo, dia 7. 




2 comentários:

Julio Cesar disse...

Olá Aly,
...sim sim...o carro é demais, e no estande da BMW com produção digna do james bond, ficou demais. Estive lá e fotografei. Devo publicar no blog Iris as fotos que fiz por lá (ao inves de ser no alfaminiatures.blogspot, apenas por questão de lay out, já que no Irisvendoesentindo.blogspot o fundo da pagina é preto e realça as fotos)

Devo ir para o Pará agora na primeira semana de dezembro. Devido a provas na Universidade ficarei apenas 4 dias, mas gostaria de encontrar se possivel, modelistas lá em Belem (ou mesmo logistas), mas tá dificil contato. Conhece alguem por lá?

Resolvi entrar 'no ramo' da customização... em Hot weels (rs),
já havia feiot algumas peças para minha coleção, mas agora parto para uma forma mais profissional e farei seriado. O primeiro resultado é o carro do Mad Max filme 2 (versão limpo). Se puder dar uma conferida lá no blog da alfaminiatures e dizer o que acha...será um prazer.
Ainda não está lá o modelo finalizado, pois ainda restam a colocação dos farois, 'parachoque' dianteiro(so o parachoque, sem spoiler), escapamentos, vidros e 'calço' do feixe de molas traseiro. Mas dá para ver na ideia geral. Trata-se de uma miniatura 1:64...e com isso, na foto com macro, poeira e tudo o mais parecem tirar o 'brilho' da qualidade do modelo, mas garanto, a pintura está muito 10.

Foi tão legal o resultado que já penso no interceptor 4 portas (criação minha a partir do modelo de 2 portas), o carro do primeiro filme, e o do segundo versão suja. Seguirão: DeLorean 'back in the future', maverick hollywood/berta e mercantil, Dodge super bee 70...

espero que possa contribuir de alguma forma com aqueles que são apaixonados por carro como eu (não...não trabalho na Ipiranga company...rs...)

abraço
Julio

Tohmé disse...

parecido com o concorrente - R8