quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O "R" que faltava: Porsche revela Cayman R em Los Angeles...



A Porsche nunca está satisfeita quando o assunto é dar mais potência a seus esportivos, um exemplo disso são as várias versões da família 911, que todo ano recebe um retoque aqui outro ali, sempre na busca de dar mais potência ao motor aliada a um visual mais agressivo dado à essas versões.

E para o Los Angeles Auto Show, a marca germânica revelou uma versão apimentada de seu modelo de entrada, a linha Cayman, que andava um pouco sem muitos atrativos, mas que agora parece acelerar rumo as boas vendas.

Trata-se da versão “R”, que deixou o coupé mais leve, e mais potente que a versão convencional e a “S”. Em seu desenvolvimento, os engenheiros da Porsche fizeram uma dieta de 55 Kg de um Cayman S, bem como aumentaram a potência do motor de seis cilindros e afinaram o chassi para dar uma condução superior ao “R”.

Mas junto com a diminuição do peso do esportivo, alguns itens de conforto foram também deixados do lado de fora do Cayman R, dentre eles o sistema de navegação e o ar condicionado, mas outros foram introduzidos, como os bancos esportivos em fibra de carbono, e as alças de abertura da porta, que foram substituídas por simples tiras de tecido.

Mas o despojamento do interior é recompensável pelo 300 cavalos de rendimento do seu motor 3.4 litros V6, que o deram 10 cavalos a mais que o Cayman S. Dentre as performances do modelo, a Porsche informou que o Cayman R consegue ir da inatividade aos 100 km/h em 5 segundos, e a velocidade máxima varia de acordo com a opção de câmbio: o manual é de série e tem 6 velocidades, com esta opção a velocidade máxima é de 282 Km/h, já com o câmbio PDK de sete velocidades e dupla embreagem, o modelo bate os 280 km/h.

A Porsche ainda divulgou o consumo médio do Cayman R, que é de 9,7 l/100 Km na opção de cambio manual, e 9,3l/100 Km na versão dotada de cambio PDK. Os detalhes estéticos exclusivos na versão também são uns de seus atrativos. Máscaras negras nos faróis dianteiros, rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo, aerofólio fixo na traseira, logotipos laterais que podem ser em prata ou preto, a depender da cor da carroceria, são as suas principais características estéticas.

O modelo estará disponível para vendas a partir de Fevereiro de 2011 nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e Ásia, por aqui ainda não há previsão de vinda desta versão do Cayman, que chegou para dar um 'up', literalmente, ao modelo de entrada da marca de Stuttgart.    





Porsche Cayman R: versão mais apimentada do modelo de entrada da marca alemã, perdeu conforto, mas em contra partida ganhou potência e mais agilidade...




... além da "força extra" sob o capô, o visual também recebeu detalhes únicos nesta versão como o desenho das rodas e o aerofólio fixo na traseira.



Nenhum comentário: