Depois da vitória da equipe do “touro vermelho” de ontem na Fórmula 1, hoje outra marca que tem o touro também como símbolo anunciou novidades para o futuro da empresa. A Lamborghini acaba de divulgar o desenho de seu novo motor que estará disponível no sucessor do Murciélago.
Desde o 350 GT, dos longínquos anos 1960, passando pelos posteriores Miura, Espada, Countach, LM002, Diablo, Murciélago e Revénton, o motor V12 da fábrica italiana dos touros indomáveis havia sido introduzidos nesses carrões com pequenas alterações e fazendo uso da mesma base mecânica, passando por algumas revisões, mas o “cerne” do poderoso V12 vinha do pioneiro da Lamborghini.
Mas isso agora é coisa do passado, pois a marca italiana irá virá de vez essa página em sua história, e para isso colocará no “Aventador”, futuro modelo esportivo que virá tomar o lugar do Murciélago, e que acaba de ter seu nome registrado pelo escritório da fábrica nos Estados Unidos, porém o seu significado ficou meio ambíguo. Em espanhol o termo “aventador” é utilizado pejorativamente como uma gíria para ‘chuta bundas’ ( o tradicional kick ass inglês), mas há quem ressalte que o nome foi escolhido seguindo as tradições da casa de Sant’ Ágata Bolognese, que batiza seus carros com nomes de bravos touros das arenas espanholas e o “Aventador” foi um desses, e é considerado o touro mais bravo da praça de touros de Zaragoza até hoje.
Já o novo motor, trata-se de um V12 de 6.5 litros , totalmente desenvolvido pela própria Lamborghini, e não em joint-ventures com outros fabricantes do conglomerado encabeçado pela Volkswagen, leia-se Audi, Bugatti e Bentley, e possui quatro válvulas por cilindro, cabeçote feito com ligas de alumínio e silício, construção leve e curso mais curto, tudo isso para que o coração do bravo touro pulse a uma potência de bravos 700 cavalos!
Junto com o motor, a marca italiana também desenvolveu uma novo câmbio, batizado de Independent Shifting Rod , ou ISR, que emprega barras duplas de deslocamento, e que segundo a marca é capaz de fazer as trocas quase 50% mais rápido que um cambio dotado de dupla embreagem por ter um peso menor, medidas tomadas para que o novo 'touro' possa entrar em pé de guerra com alguns 'cavalos' mundo afora, tal qual equipe austríaca de Fórmula 1, Red Bull Racing, que deixou um ‘cavallino’ andando lá atrás!
Lamborghini 6.5 V12: depois de fazer uso da base clássica de seu antigo motor V12 de 6.0 litros, que acompanhava os carros da marca desde o 350 GT de 1964, a marca italiana desenvolveu um novo motor com cabeçote de liga de alumínio e silício...
... aqui uma projeção do "Aventador" próximo super esportivo da Lamborghini, que substituirá o Murciélago, e recebe o nome do touro mais bravo de toda a história da Praça de Touros de Zaragoza, na Espanha, o novo motor foi desenvolvido para equipá-lo.
Um comentário:
aé ? então tá bom .
Postar um comentário