Depois de praticamente ofuscar vários lançamentos presentes no Salão de Paris deste ano, a Lotus ainda não se mostra satisfeita e revela detalhes de seu city car, que assim como seus irmãos super esportivos, também corre ‘sério risco’ de entra na linha de produção.
A partir do ano que vem muitos projetos de ‘carrinhos’ ganharão as ruas, dentre estes o Cygnet da conterrânea Aston Martin e a trinca de city cars que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo Volkswagen, além da BMW que também tem planos para a própria marca de um citadino elétrico e de sua marca Mini, que também fará um subcompacto.
Mas a novidade entre estes modelos não é apenas ser pequenos ou gastar menos combustíveis, mas sim a adoção de outras fontes de energia para seus propulsores, dentre elas tecnologias híbridas e elétrica. O modelo da Lotus será movido por um motor desenvolvido a partir do sistema Range Extender criado pela marca inglesa e similar aos motores com tecnologia Plug-in.
Esse sistema fará um motor três cilindros de 1.2 litros movido a gasolina e etanol gerar energia para um motor elétrico localizado na parte traseira do compacto, e juntos gerarão 154kw/120 cv de potência máxima e 57 kw/ 73 cv de potência contínua.
Esta combinação garantirá uma autonomia de 60 km apenas com a utilização da energia gerada através de suas baterias, e pode chegar aos 500 km utilizando o seu motor flex! Um ganho incrível, e suas performances chegam a 9 segundos para ir de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 170 km/h.
O carro foi desenvolvido a partir do protótipo EMAS da Proton, e ainda não tem prazo para ser lançado, talvez uma estratégia da Lotus para que a popularização dessa proposta de veículo possa dar certo com os modelos vindouros de outros fabricante, uma medida não só de acirra a briga entre os futuros city cars elétrico, como também de aperfeiçoar seu conceito par que os erros possam vir a serem corrigidos quando até a data de seu lançamento.
Lotus City Car Concept: e mais um conceito da marca inglesa é apresentado na mostra francesa...
... o conceito divide a plataforma com o EMAS da Proton, grupo malaio que detém as ações da Lotus Cars, o que sugere os traços orientais da carroceria do 'carrinho'...
... e trará um motor com tecnologia similar a dos modelos Plug-in americanos, que utilizam motores a combustão para gerar energia elétrica necessária para recarregar as baterias de íons de lítio utilizadas em seu propulsor elétrico.
2 comentários:
Ai, ai, essa frente de Lambo sempre presente....POr que?????
kkkkk...é Tohmé, infelizmente são tendências de mercado...
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